Descrição

Este excelente coupage, dominado por Tempranillo com um toque de Maturana tinta, mostra o caráter dos melhores vinhos da Rioja. Tinto biológico do município que nasce de uma seleção rigorosa de uvas de duas parcelas da adega e depois de um estágio preciso em barrica e garrafa, onde termina de se afinar. Harmonioso, intenso e aromático.

A imagem do rótulo é inspirada no saca-rolhasred devil, um design americano de Gerald Youhanaie, registado em 1985 e que faz parte das coleções visitáveis do Museu da Cultura do Vinho

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2021
Álcool
13.5% vol.
Produção
23.835 garrafas.
Subzona
Rioja Alta.
Variedade
90% Tempranillo, 10% Maturana tinta
Origem
Rioja
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Vista
De cor cereja e com boa densidade.
Nariz
Harmonioso e intenso. Tem aromas de frutos pretos que dão lugar a notas especiadas e tostadas
Boca
Equilibrado, amplo, potente e persistente. Textura agradável e sedosa
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.
Consumo
Até 2028, se mantido em ótimas condições.

Vinha e preparação

Nome
Parcelas Orizabal y La Isla
Descrição
As uvas vêm de duas parcelas de vinhedos próprios que a família Vivanco cultiva em Briones, seguindo os padrões da viticultura biológica. Altitude de 502 metros acima do nível do mar. Condução em videira.
Solo
De alta qualidade, variável, com solos pedregosos e leves, perto do rio Ebro, e solos mais argilosos e calcários na zona sul.
Clima
Privilegiado pela influência do Atlântico e do Mediterrâneo. Deixamos para trás o húmido e complicado 2020 para entrar numa das melhores colheitas da última década em Rioja, a de 2021. Um ano climático de livro, com uma grande quantidade de precipitação acumulada, destacando-se a importante nevada que deixou a tempestade Filomena no início de janeiro. Isso, junto com o frio, deu lugar a uma brotação tardia e a uma primavera chuvosa e bem fria. O verão foi mais seco, com destaque para as baixas temperaturas de julho que, junto com um agosto e setembro amenos, levaram a uma maturação lenta e pausada, oferecendo vinhos diretos, cheios de aromas frutados e com grande capacidade de envelhecimento.
Colheita
Vindima manual em pequenas caixas, na primeira semana de outubro para o Tempranillo e na segunda para a Maturana tinta
Envelhecimento
Uma parte do vinho passa por um estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês, enquanto outra parte fica o mesmo tempo em depósitos de betão e inox.
Engarrafamento
Em setembro de 2023. O vinho é envelhecido em garrafa por pelo menos 9 meses antes de chegar ao mercado

Avaliação dos especialistas

The Wine Advocate:

The village red 2021 Brunes was produced with organic grapes—Tempranillo, with 10% Maturana Tinta—that gave it an herbal and balsamic twist. It fermented in small oak vats with 24 days of maceration and matured in French oak barrels, concrete eggs and stainless steel vats for 13 months. It has good but moderate ripeness at 14% alcohol, keeping good freshness and balancing acidity. It has integrated spices from the oak and a medium-bodied palate with fine tannins. 23,883 bottles and 600 magnums produced. It was bottled in September 2023. - Luis Gutiérrez. 

James Suckling:

Fragrant and generous, this is spicy with aromas of plums, dried rosemary and hints of chalk. Full- bodied and juicy, with dark fruit, firm tannins and a substantial, fruit-forward finish. A blend of 90% tempranillo and 10% maturana. From organically grown grapes. Better from 2026. - Jacobo Garcia-Andrade Llamas, Senior Editor.