Descrição

Um vinho pioneiro que se destaca em Rioja no que diz respeito à elaboração de espumantes de qualidade. Rafael Vivanco assina estas bolhas elaboradas com duas das variedades míticas desta região: Garnacha e Mazuelo. Uma verdadeira declaração de intenções que, após 24 meses de estágio em garrafeira, apresenta-se frutado, com notas de pastelaria e uma acidez vibrante.

Informações de produto

A adega
Tipo
Espumante
Colheita
2021
Álcool
12.5% vol.
Produção
4.633 garrafas
Variedade
90% Garnacha, 10% Mazuelo
Origem
Rioja

Prova

Vista
Cor pálida, salmão. Bolhas finas e persistentes.
Nariz
Fresco e complexo, com notas de frutos vermelhos e cítricos, com notas terciárias de frutos secos e pão brioche.
Boca
Efervescência presente, com textura cremosa, acidez vibrante e elegante envolvência. Final profundo e delicado, com fundo frutado, mineral e complexo.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 6 e 8 ºC
Combinação
Muito gastronómico e versátil, pois pode acompanhar uma refeição do início ao fim. Ideal com marisco, sushi, sashimi, foie gras, presunto ibérico, salada César, salmão em massa folhada, paella, massa, cordeiro assado, pombo, turbão ou tamboril assado, queijo de cabra, queijo comté ou chocolate preto com azeite e flor de sal.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas próprias localizadas em Alesón e Briones, Rioja Alta.
Solo
Mistura de argilas e cascalhos em Alesón e pobres em Briones.
Clima
O ano de 2021 foi um ano climático exemplar, com uma grande quantidade de precipitação acumulada, destacando-se a importante nevasca que nos deixou a tempestade Filomena no início de janeiro. Isso, aliado ao frio, deu lugar a uma brotação tardia e a uma primavera também chuvosa e bastante fria. O verão foi bastante seco, com destaque para as baixas temperaturas do mês de julho que, juntamente com um agosto e setembro também amenos, nos levaram a uma maturação lenta e pausada, oferecendo vinhos diretos, carregados de aromas frutados e com grande capacidade de envelhecimento. Uma colheita excecional com uma grande vida pela frente.
Colheita
Vindima manual em pequenas caixas, separadamente.
Vinificação
Todas as uvas passam por uma câmara frigorífica e uma mesa de seleção. Extração suave e delicada, com rendimento muito baixo. Os mostos realizam uma primeira fermentação em pequenos depósitos de inox e a temperatura controlada. É realizado o trasfego e a «coupage», que repousará até o mês de janeiro, quando é realizada a tiragem e começa a segunda fermentação pelo método tradicional.
Envelhecimento
Estágio em garrafeiras durante 24 meses em contacto com as suas borras. Em setembro de 2024, é realizada a degorgement e é adicionada uma dosagem mínima, extra brut, para preservar a sua personalidade.
Engarrafamento
O vinho permanece mais 8 meses na garrafeira antes de ser comercializado.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

The 2021 Cuvée Inédita Rosé Reserva Extra Brut is a sparkling rosé produced with a bright salmon color and a clean and expressive nose, a dry palate with frothy bubbles and a vibrant texture with some ripe red fruit, then yeasty and nutty notes in the finish. It was produced with a blend of 90% Garnacha and 10% Mazuelo and kept with lees in bottle after refermenting for 30 months. It has elegance and complexity, ripeness and volume, reflected by the 12.5% alcohol, and very good freshness and acidity, a pH of 3.0 and 8.1 grams of sugar. 4,633 bottles produced. It was disgorged in September 2024.

Tim Atkin:

Not quite as exciting as the straight Extra Brut, but this is still a creditable, bone-dry bubbly made from Garnacha and 10% Mazuelo. Taut, tangy and slightly austere, this has flavours of redcurrant and rhubarb, a twist of aniseed, a nip of tannins and a sappy finish. 2026-30