-
Todas as adegas
- Bodegas y Viñedos Don Olegario

Bodegas y Viñedos Don Olegario
A dedicação ao setor vitivinícola na família Falcón começou com o Sr. Adolfo Falcón em 1950. Com ele, nasceu uma tradição na elaboração e comercialização
Em 1980, Olegario Falcón seguiu os passos do pai, comprou um terreno de 5 hectares e começou a produzir vinho. A produção inicial foi de 6.000 garrafas, vendidas só na região. Nos anos seguintes, o seu vinho «Don Olegario» alcançou uma excelente qualidade graças à excelente matéria-prima e a um processo de elaboração totalmente artesanal.
Atualmente, a adega original foi ampliada e conta com novas instalações onde é possível unir tradição, experiência e tecnologia.
Uva
É usada exclusivamente a variedade de uva branca Albariño, que faz parte da D.O. Rias Baixas. Esta uva é super aromática e tem como característica os seus bagos esféricos, pequenos e dourados. Cresce em pequenos cachos cujo peso não passa de 125 g. O teor alcoólico varia entre 12,5 e 13,5 graus e a acidez é bem marcante.
100% da uva vem da nossa própria vinha, o que nos permite ter um maior controlo sobre a qualidade da colheita de um ano para o outro.
Vinha
A adega tem uma plantação única de 5 hectares com vinhas de 30 anos, situada no vale privilegiado de O Salnés, dentro do berço histórico do Albariño: Cambados, na província de Pontevedra.
A altitude da vinha (95 metros acima do nível do mar), a sua orientação em relação ao sol (este-oeste) e as características do seu solo (granuloso-arenoso com subsolo argiloso) conferem à uva uma qualidade inigualável.
Para uma melhor circulação do ar e também com o objetivo de evitar doenças relacionadas com a humidade, é utilizado o sistema de plantação «em parral» (ou «pérgulas») a uma altura próxima dos 2 metros. Além disso, os cachos ficam mais protegidos do calor no verão.
O bom clima da zona favorece uma boa brotação com abundante nascimento de cachos. O excelente tempo em agosto e setembro provoca uma maturação correta e saudável. Em 2004, a propriedade foi fechada com um muro que protege a vinha do ar e reduz as quebras. Ao mesmo tempo, este muro gera uma espécie de microclima que permite acelerar o ciclo vegetativo das vinhas, ganhando assim alguns dias para atingir a maturaçªo.
Vindima
A vindima geralmente acontece no final de setembro ou início de outubro (exceto para o 1/2 Pipa, cuja vindima tardia é feita no início de novembro), antes das primeiras chuvas. A colheita é feita manualmente e em pé, pelo sistema de plantação "em parral".