Imagens da Château Palmer
Localização e outras informações de interesse
Château Palmer
Rte d'Issan
33460 Margaux-Cantenac
Francia
Ano de fundação
1814
Área total de vinha
55 ha.
Em 1814, o general inglês Charles Palmer adquiriu uma propriedade pelo valor de 100.000 francos, chamada Château de Gasc. Palmer casou-se com uma jovem de Bordéus e investiu toda a sua fortuna na melhoria da propriedade
Faliu em 1853 e a propriedade foi adquirida por banqueiros de Paris, os irmãos Pereire, que construíram o Château tal como se encontra hoje.
Todos os vinhos do Château Palmer caracterizam-se pela sua elevada proporção de Merlot, que em algumas colheitas é semelhante à do Cabernet Sauvignon, e que confere aos seus vinhos riqueza, suavidade, elegância e requinte. É um vinho que atinge a sua plenitude muito antes de outros grand cru bordaleses e que se mantém durante muitos anos. Pode-se dizer que tem o caráter de um Pomerol, aliado à delicadeza e elegância de um Margaux.
Diz-se que Margaux produz o vinho mais límpido e perfumado do Médoc, ou pelo menos é o que corroboram os registos históricos, e a verdade é que a realidade atual está a atingir esse nível. Aqui existem mais «crus» do que em qualquer outra zona e, embora muitos deles ainda não tenham alcançado os resultados que poderiam alcançar, é evidente que novos ventos sopram no sul do Médoc.
De facto, o solo de Margaux é o mais fino do Médoc e o que apresenta a maior proporção de cascalho grosso. No que diz respeito aos nutrientes, é o que menos tem a oferecer à videira, mas possui uma boa drenagem, mesmo nos meses chuvosos. O resultado são vinhos que iniciam a sua existência com relativa flexibilidade, embora em anos ruins tendam a «enfraquecer». No entanto, em anos bons ou excelentes, todos os comentários sobre as virtudes do cascalho são justificados: o bom Margaux possui tal delicadeza e uma fragrância tão maravilhosamente doce que pode se tornar o Bordeaux mais requintado
Bodeboca.com © 2025 - Todos os direitos reservados