En Primeur
Imagens da Château Pontet-Canet
Localização e outros dados de interesse
Ano de fundação
1705
jean-François de Pontet adquiriu terrenos a norte de Pauillac e ali plantou as suas vinhas por volta de 1705. Anos mais tarde, adquiriu também terrenos nos arredores da localidade de Canet.
Como era habitual naquela época, ele acrescentou o seu nome ao da sua terra para conferir à sua adega uma identidade reconhecível.
Em 1855, o Château Pontet-Canet foi classificado como Grand Cru Classé, o nível mais alto dessa classificação. Dez anos depois, a propriedade mudou de proprietários pela primeira vez e passou para as mãos de Herman Cruse, comerciante vinícola da região.
Esta família ficou responsável pela adega durante 110 anos, até que, em 1975, ela foi adquirida por Guy Tesseron, que até então se dedicava ao comércio de conhaque.
Tesseron segue métodos biodinâmicos para a gestão das suas vinhas desde 2010, o que permitiu ao terroir regressar às suas origens e posicionar os vinhos desta adega entre os mais prestigiados de Bordéus.
Atualmente, o proprietário da adega é Alfred Tesseron e as suas sobrinhas Mélanie e Philippine são as responsáveis pela sua gestão. Elas contemplam o presente e o futuro do château com a mesma perspetiva do seu tio, pelo que a qualidade das futuras colheitas está garantida.
A qualidade dos seus vinhos é excelente porque, embora a sua classificação seja de Cinquièmes Crus, as suas vinhas são vizinhas dos prestigiados terrenos do Château Mouton Rothschild, um clássico na elaboração de Bordéus.
Esta adega possui alguns dos vinhos mais reconhecidos da região a nível internacional. Os solos e nutrientes em que as videiras crescem são muito semelhantes em ambos os casos, o que confere prestígio e reconhecimento ao trabalho realizado no Château Pontet-Canet.
Bodeboca.com © 2025 - Todos os direitos reservados