Devido ao elevado volume de pedidos, as datas de entrega podem sofrer alguns atrasos temporários. Pedimos desculpas pelo inconveniente.
-
Todas as adegas
- Château Sixtine
Château Sixtine
A adega de uma das famílias mais influentes de Châteauneuf
Château Sixtine é uma propriedade familiar atualmente gerida pelo jovem e ambicioso Jean Marc Diffonty, cuja família está em Châteauneuf-du-Pape desde 1673.
A vinha começou para esta família em 1869 com Félicien Désiré Diffonty, que foi presidente da Câmara de Châteauneuf durante 30 anos.
O Château Sixtine estende-se por 15 hectares situados em alguns dos melhores terroirs da denominação. Esta diversidade de 'terroirs' permite a Jean Marc compreender perfeitamente a região. Cinquenta por cento da vinha de Sixtine tem cerca de 20 anos e é cultivada seguindo os preceitos da viticultura sustentável.
Desde muito cedo, Jean Marc decidiu fazer uma cuvée única para o Chateau Sixtine , com base nas melhores uvas de cada colheita. Outras uvas são usadas para a sua linha Cuvée du Vatican, que também inclui uvas compradas dependendo da colheita.
A alta proporção de Syrah e Mourvèdre plantadas no Château Sixtine, uvas menos sensíveis que a Garnacha, permitem a Jean Marc alcançar uma qualidade mais regular em cada colheita.
A vindima é sempre feita à mão, com as uvas transportadas em pequenas caixas para preservar a sua integridade. Uma primeira classificação é feita na parcela e uma segunda numa mesa de seleção com a presença de Jean Marc em todos os momentos para garantir a máxima qualidade do processo.
As uvas são completamente desengacadas e esmagadas suavemente, antes de uma longa maceração a temperatura controlada durante 20 a 35 dias em depósitos de inox e cimento. A fermentação alcoólica é feita a uma temperatura de 25 ou 26 °C. Por fim, para garantir uma difusão suave do sabor, são feitas duas bombagens por dia.
O envelhecimento é feito numa combinação de tanques, barricas de carvalho e cubas. Finalmente, os vinhos são engarrafados após uma suave filtragem