Imagens da Château Troplong-Mondot
Localização e outros dados de interesse
Château Troplong-Mondot
Francia
Ano de fundação
1850
Área total de vinha
33 ha.
Devido ao elevado volume de pedidos, as datas de entrega podem sofrer alguns atrasos temporários. Pedimos desculpas pelo inconveniente.
Devido ao elevado volume de pedidos, as datas de entrega podem sofrer alguns atrasos temporários. Pedimos desculpas pelo inconveniente.
O Château Troplong Mondot pertence à família Valette e Pariente há várias gerações e é um 1er Grand Cru Classé de Saint Emilion.
As origens da propriedade vêm do século XVIII. Em 1850, o presidente do Senado Raymond Theodore Troplong comprou Mondot e deu um toque de nobreza ao vinhedo original. Quando ele morreu, a propriedade foi para o Edouard Troplong, que, seguindo uma tradição da época, juntou o seu apelido ao nome da propriedade.
No início do século XX, a família Valette comprou a propriedade, encantada com a magia do lugar. Em 1980, entra em cena o casal formado por Christine e Xavier Pariente. Este último, em estreita colaboração com Jean-Philippe Fort e os consultores enológicos Claude e Lydia Bourguignon, realiza um estudo dos solos para restaurar a sua biodiversidade. Como resultado, um terço da vinha é atualmente gerida com trabalho manual e cavalos, evitando o uso de pesticidas e produtos sistémicos e praticando uma viticultura racionada.
Em 2006, entraram na classificação com o estatuto de Premier Grand Cru de Saint Emilion. Em 2010, Xavier Pariente inaugurou o hotel da propriedade e, em 2012, abriu um restaurante chamado Les Belles Perdrix de Troplong Mondot. O sucesso foi imediato. Em 2016, o seu chef David Charrier ganhou a sua primeira estrela Michelin.
Bodeboca.com © 2025 - Todos os direitos reservados