Imagens da Emeterio Aizpurua
Localização e outros dados de interesse
Emeterio Aizpurua
España
Ano de fundação
1834
Área total de vinha
14 ha.
Devido ao elevado volume de pedidos, as datas de entrega podem sofrer alguns atrasos temporários. Pedimos desculpas pelo inconveniente.
Devido ao elevado volume de pedidos, as datas de entrega podem sofrer alguns atrasos temporários. Pedimos desculpas pelo inconveniente.
Os primeiros vestígios da adega datam de 1834, quando Miguel Aizpurua começou a elaborar txakoli, um vinho do qual mal conseguiu colocar algumas garrafas no mercado.
A adega, como a conhecemos hoje, foi fundada pelo filho de Miguel, Jazinto. Assim começou uma saga de vinicultores bascos que continua até hoje.
Jazinto Aizpurua era conhecido na região de Getaria como Aialle; esse nome vem de uma antiga profissão basca que já não existe mais, e se refere ao profissional que faz os aros de metal que cercam as barricas, que naquela época eram feitas com tábuas de faia.
Emeterio Aizpurua, filho de Don Jazinto, continuou com o legado do pai e do avô. Ele contou com a ajuda dos irmãos Andoni e Iosu, gêmeos, que deixaram de trabalhar no mar para fazer txakoli.
Hoje, é a quarta geração que continua com a tradição familiar. María Jesús, Imanol e Miren continuam usando a fórmula do seu bisavô para fazer os seus brancos numa das adegas mais antigas de toda a denominação.
A adega conta com 14 hectares de vinhedos de Hondarrabi zuri nos arredores da localidade guipuzcoana de Getaria. Todas as videiras estão orientadas para o norte, de frente para o Cantábrico; essa estratégia permite que a uva receba umidade constante e se desenvolva em condições ideais.
Bodeboca.com © 2025 - Todos os direitos reservados