-
Todas as adegas
- García Schwaderer

García Schwaderer
O futuro da viticultura chilena
Dois enólogos talentosos, jovens mas super preparados, assinam este projeto original que começa com a marca Vigno, uma iniciativa chilena para produtores que se parece com as denominações europeias.
Felipe García e Connie Schwaderer são um casal e também cofundadores do movimento MOVI (Movimento de Vinicultores Independentes). Eles representam a nova geração de produtores chilenos com uma proposta que busca valorizar o 'terroir' e as vinhas velhas em vaso e em secano.
A palavra Vigno que aparece no rótulo vem de outra associação, a VIGNO, (Vignadores de Carignan) de produtores com uma marca comum, que responde à vontade de criar uma denominação de origem de qualidade no Chile, concretamente com vinhos de apelação do secano no interior do Maule sur. Atualmente, são 14 os projetos que englobam esta marca e que se diferenciam pelos nomes e apelidos dos seus produtores.
O projeto García Schwaderer surgiu em 2006 e o primeiro marco foi a escolha das vinhas nas zonas tradicionais chilenas de Itata e Maule, vinhas arrendadas a viticultores de longa data. É um projeto muito pessoal, de pequenas dimensões, sem grandes edifícios nem vinhas próprias. Apenas a experiência dos dois enólogos e uma matéria-prima de excelente qualidade.
Defensores do terroir e puristas da enologia, os seus vinhos representam o melhor do vinho chileno na sua vertente mais clássica e, por outro lado, a modernidade e paixão de uma nova geração de viticultores.