Vosne-Romanée
O vinho já não se encontra disponível
Imagens da Domaine Gille
Localização e outros dados de interesse
Domaine Gille
España
Estamos a mudar de armazém e, temporariamente, poderá não encontrar todos os produtos disponíveis. Em breve reporemos o nosso stock!
Estamos a mudar de armazém e, temporariamente, poderá não encontrar todos os produtos disponíveis. Em breve reporemos o nosso stock!
A Domaine Gille é uma adega familiar situada na localidade de Comblanchien, a norte de Beaune, que cresceu bastante graças ao trabalho de Pierre Gille e da sua mulher Anne-Marie.
A família Gille é uma das primeiras moradoras de Comblanchien, como escreveu o jornalista François Guillaume num livro sobre a Côte d'Or. É por isso que eles conhecem muito bem muitos dos prestigiados apelos da região de Borgoña, como Vosne-Romanée, Pommard, Nuits-Saint-Georges, Chambolle-Musigny ou Corton.
A propriedade onde hoje se encontra a Domaine Gille foi construída por Vivant Gille, e a filosofia da casa baseia-se na capacidade de transmitir uma série de tradições de geração em geração. Valores que permaneceram intactos no seio da família Gille durante séculos e que se baseiam, entre outros fatores, em tratar o vinho como um reflexo da alma do viticultor.
Assim, ao longo do tempo, a Domaine Gille cultivou as suas vinhas com respeito, sem utilizar materiais perigosos nem produtos químicos em excesso. Nem sequer usam cobre ou enxofre durante os diferentes processos na vinha. 70% das videiras de Gille têm entre 45 e 90 anos e são capazes de produzir vinhos complexos, elegantes e frutados, sempre a partir de rendimentos muito baixos. O objetivo é preservar a variedade de leveduras autóctones para garantir a expressão dos diferentes climats.
Na vindima da Domaine Gille participam todos os anos cerca de 40 pessoas. E já na adega, a Pinot noir, uva tinta por excelência da Borgonha, fermenta de forma natural. Depois de se transformar em vinho, amadurece em barricas de carvalho cuidadosamente selecionadas de acordo com a sua origem, o seu tostado e também tendo em conta o toque pessoal de cada tanoeiro. Finalmente, os vinhos da casa costumam chegar ao mercado após pelo menos um ano de estágio e 18 meses de permanência na adega
Bodeboca.com © 2025 - Todos os direitos reservados