-
Todas as adegas
- Luigi Bosca

Luigi Bosca
A aventura sulista dos Arizu
A Espanha e a Itália são as bases desta adega de Mendoza. A família Arizu é de um pequeno vilarejo chamado Unzué, em Navarra.
Em 1890, Leoncio Arizu chega à Argentina em busca de novas oportunidades. Em 1901, ele cria a adega em Mendoza e decide juntar forças com a família Bosca, uma antiga e próspera família do Piemonte. Juntos, eles criam o que hoje é conhecido como Bodega Luigi Bosca – Família Arizu.
O legado de Leoncio Arizu continua até hoje, depois de 114 anos, nas mãos dos seus netos e bisnetos. Eles são os responsáveis por manter a tradição de elaborar grandes vinhos. Os Arizu também foram protagonistas das grandes mudanças na vitivinicultura na Argentina, tendo participado ativamente na fundação da primeira D.O.C. da Argentina, em 1989: a Denominação de Origem Luján de Cuyo.
A adega está localizada no Departamento de Luján de Cuyo. O edifício respeita a arquitetura clássica e foi construído sobre a base de um antigo moinho originalmente localizado no local.
A adega sempre trabalhou com a filosofia de procurar o melhor terroir e e para cada casta. Aqui influenciam fatores como a altitude, a orientação das plantas, as inclinações, a distribuição da precipitação e a quantidade de horas de sol, entre outros aspetos. Pra respeitar ao máximo o terroir, a Bodega Luigi Bosca decidiu adotar alguns dos princípios do sistema de cultivo biodinâmico, que se baseia numa filosofia de trabalho que tenta potencializar a planta pra fortalecê-la e defendê-la por si mesma.
As sete propriedades de Luigi Bosca estão localizadas nas zonas mais prestigiadas de Mendoza: Luján de Cuyo, Maipú e Vale do Uco. As diferentes variedades que são colhidas nelas foram trazidas da Europa na última década do século XIX, pelo que as vinhas de hoje são o resultado da seleção do melhor daqueles antigos vinhedos familiares
.