Imagens da Campo Viejo
Localização e outros dados de interesse
Campo Viejo
Camino de Lapuebla, 50
26006 Logroño RJ
España
Ano de fundação
1959
Devido ao elevado volume de pedidos, as datas de entrega podem sofrer alguns atrasos temporários. Pedimos desculpas pelo inconveniente.
Devido ao elevado volume de pedidos, as datas de entrega podem sofrer alguns atrasos temporários. Pedimos desculpas pelo inconveniente.
Campo Viejo é uma das adegas mais conhecidas de Rioja. Pioneiros da tradição desta terra, os seus vinhos são a expressão máxima das diferentes sub-zonas que compõem a denominação de origem.
O nome Campo Viejo provém da época do Império Romano e mais especificamente da tradição da quarta legião do exército que se instalou em Calahorra. Após anos de luta, todos aqueles soldados que conseguiram formar-se com distinção após terem alcançado uma vitória, foram premiados com um terreno localizado a leste da cidade "Villar de Arnedo" como recompensa. A partir daí, esta terra ficou conhecida como Campus Veteranus, e daí veio o nome Campo Viejo (Campo Velho), que sobreviveu até aos dias de hoje.
Campo Viejo é uma adega icónica por várias razões. Em primeiro lugar, foi uma das primeiras marcas a disponibilizar o vinho de Rioja ao consumidor, tornando-se pioneira nas celebrações em toda a Espanha. Foram também dos primeiros a utilizar a típica garrafa riojana que mais tarde se tornou um símbolo para as marcas da zona. Além disso, lideraram a utilização de técnicas como "o círio e a vela", que foi utilizada para verificar a limpidez do vinho.
Quanto ao reconhecimento, este começou a surgir no final dos anos 80, quando, após se estabelecer como a marca líder da região em termos de exportações, a Campo Viejo começou a ganhar fama nas feiras internacionais mais importantes. Assim, o seu Gran Reserva de 1978 ganhou a Medalha de Ouro na Vinexpo, um marco que ajudou a colocar os vinhos de Rioja no mapa nessa altura.
A atual adega, que foi construída em 2001, também estabeleceu uma tendência em Rioja quando se tratou de combinar arquitetura e vinho. É uma instalação única na área, baseada nos princípios do desenvolvimento sustentável e procurando sempre um equilíbrio entre enologia, arquitetura e sustentabilidade.
A construção da adega subterrânea atinge naturalmente as condições ideais para a elaboração e envelhecimento dos seus vinhos. Desta forma, voltamos aos processos tradicionais, tentando utilizar todas as vantagens que a mãe natureza nos proporciona quando se trata de vinificação.
Nos últimos anos, a Campo Viejo tem também tentado combinar o mundo da arte urbana e do vinho. Por esta razão, uma escultura dos artistas Okuda e Remed com o título Un puente entre cielo y tierra (Uma ponte entre o céu e a terra) encontra-se entre as suas vinhas e já se tornou um ícone da casa, uma intervenção que tem sido acompanhada por várias ações em diferentes partes de Espanha com o objectivo de ligar o nome Campo Viejo à arte mais moderna.
No que diz respeito à equipa técnica, a Campo Viejo conta com uma equipa altamente qualificada e com uma sensibilidade especial para a inovação. Esta equipa, liderada desde 2023 por Ignacio López, que continua o legado deixado por Elena Adell dentro do grupo, é composta pelas enólogas Irene Pérez, Elena Suárez e Nagore Cobo, entre outros. Todos eles trabalham a partir de vinhas localizadas em toda a denominação, cujas uvas são vinificadas utilizando uma combinação de métodos tradicionais e progressivos capazes de expressar a vitalidade e a cor da Rioja mais moderna.
Os vinhos da Campo Viejo são aprovados ano após ano por algumas das prescrições mais importantes do sector, como a Guia Peñín, competindo assim no segmento de preços médios. Além disso, esta adega foi incluída durante vários anos no ranking preparado pela revista Drinks International, onde alcançou a 13ª posição.
A Campo Viejo desenvolve uma gama completa de vinhos que se divide na Gama Clássica, que inclui os seus Tempranillo, Crianza e Reserva; a Gama Expressiva, que inclui os seus vinhos Ecológico, Vendimia Seleccionada e Dominio; e finalmente a Gama Ligeira, com vinhos concebidos para o prazer quotidiano. Esta coleção representa perfeitamente a personalidade dos vinhos de Rioja, pois é uma mistura das três sub-zonas que compõem a D.O.Ca: Rioja Alta, Rioja Alavesa e Rioja Oriental.
Bodeboca.com © 2025 - Todos os direitos reservados