Todos os anos celebra-se em Cambados uma festa onde elaboradores, entendedores e entusiastas dançam em torno do elixir das Rias Baixas. [break]
Tivemos o grande privilégio de fazer parte do painel de especialistas que escolheu os três vencedores da última edição daFesta do Viño Albariño 2024, realizada na referida localidade galega no início de agosto.
A nossa colega Isabel León viajou até Cambados e, juntamente com outros 23 profissionais, fez parte do comité de degustação que atribuiu as medalhas de ouro, prata e bronze neste evento de renome. E o que é que os peritos procuraram para determinar os medalhados? Tipicidade em abundância, com acidez, salinidade, nervo e músculo como verdadeiros protagonistas.
No total, foram apresentadas 61 propostas, das quais apenas 14 chegaram à prova final, de onde sairiam os três vencedores. O objetivo era encontrar três representantes perfeitos do carácter atlântico, com mineralidade e sapidez, mas também com notas frutadas, mais ou menos maduras, e, claro, herbáceas e florais. Em suma, a sua missão era determinar os vinhos que garantem prazer agora e no futuro, com um potencial de envelhecimento sublime, mas que já são incrivelmente agradáveis hoje.
Não foi fácil, mas após uma árdua deliberação , o júri chegou ao seu veredito e o pódio dos vencedores foi traçado. O bronze foi para o Xión 2023, assinado por Attis Bodegas y Viñedos; a prata foi para o Noelia Bebelia 2023, da casa com o mesmo nome, e o ouro foi para o Vionta 2023. Um trio de ases que pode adquirir hoje para sentir a eletricidade que levou Isabel e o resto dos provadores a tocarem com as suas varinhas mágicas nestes três grandes vinhos.
Esta venda termina em
9 dias
Estima-se a entrega entre 24/09 e 26/0924/09 - 26/09
Descubra as vantagens únicas de se tornar cliente do nosso clube de vinhos "Venda Privada". É 100% gratuito e sem obrigações. Consiga até 30% de desconto.