Descrição

Este vinho branco doce, elaborado com a casta Moscatel morisco, foi seco naturalmente ao sol em passas, seguindo a antiga tradição. É um vinho muito complexo, com forte presença de moscatel e uma variedade de frutos de caroço, flores brancas e especiarias, e um paladar aveludado e sedoso. Um vinho para aperitivo ou sobremesa que não deixa margem para discussão

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Branco - Naturalmente doce
Colheita
2024
Álcool
13.0% vol.
Variedade
100% Moscatel morisco
Origem
La Mancha

Prova

Vista
Cor amarelo limão com reflexos dourados, límpido, brilhante e com lágrimas muito glicéricas.
Nariz
Muito complexo no copo. Intensidade aromática elevada com notas varietais de Moscatel. Notas de frutos de caroço, como pêssego e alperce, e de flores brancas, como jasmim, flor de funcho e cânhamo. Seguidamente, notamos notas de anis, funcho e noz-moscada.
Boca
Entrada aveludada e sedosa, com desenvolvimento de um volume guloso. A acidez, incomum para um vinho doce, confere-lhe frescura e vigor, compensando de forma fantástica a doçura do vinho. Final muito longo e saboroso, com grande frescura.
Temperatura de servir
Entre 6 e 8 ºC.
Combinação
Especialmente sobremesas e frutas de todos os tipos, embora também possa acompanhar foie gras de pato, queijos curados e outros aperitivos à base de frutos secos. Pode ser servido como sobremesa por si só.

Vinha e preparação

Nome
La Cueva.
Clima
Continental. A colheita de 2024 apresentou alguns desafios logísticos que foram bem resolvidos, resultando, no final, numa boa colheita, bastante equilibrada.
Colheita
Vindima manual durante a terceira semana de agosto de 2024. Esta vindima na Finca Antigua foi uma das mais longas de que se tem memória, devido às condições climáticas do ano.
Vinificação
Secagem natural ao sol em passadeira até desidratar as uvas acima de 300 gramas por litro de açúcar. Posteriormente, fermentação em depósito de inox e parada da mesma forma natural, obtendo-se açúcar residual de 150 gramas/litro.
Engarrafamento
Em janeiro de 2025.