Descrição

Uvas provenientes de vinhas cultivadas segundo os princípios da agricultura biológica. Destaca-se pelo seu final longo e fresco, enquanto no nariz predominam os aromas a frutos vermelhos maduros e pimenta. Bom equilíbrio entre fruta e acidez.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2019
Álcool
13.0% vol.
Variedade
100% Syrah
Origem
Penedés
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Vista
Cor vermelho cereja com tonalidades azul-granada muito marcadas na borda do copo. Densidade baixa.
Nariz
Apresenta um toque de pimenta misturado com notas muito acentuadas de morango maduro muito guloso.
Boca
O seu passo é leve, fluido e fresco, destacando a parte da fruta vermelha madura. O conjunto é elegante; o equilíbrio entre a fruta e a acidez é perfeito.
Temperatura de servir
Entre 12 e 14 ºC.
Combinação
Peixes grelhados ou assados, navajas, camarões, mexilhões, charcutaria de caça, tataki de salmão e carnes vermelhas grelhadas. Também com sobremesas como mousse de iogurte com frutos silvestres.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas situadas no limiar do Parque Natural do Foix, no município de Castellet i la Gornal.
Idade
Vinhas com mais de 25 anos.
Solo
Argilosos-calcários e bastante profundos.
Clima
Continental e seco.
Rendimento
Baixa produção de uvas para obter maior qualidade.
Colheita
Agricultura biológica e trabalho do solo com cuidado. Uvas colhidas mecanicamente de madrugada e transportadas imediatamente para a adega.
Vinificação
A uva é desengaçada e fermenta com as peles nos tanques. Remontagens diárias, normalmente duas, para extrair a cor e os aromas das peles. Temperatura controlada, cerca de 23 graus. Por degustação, decide-se quando deve ser descuba. Permanece entre 10 e 15 dias em contacto com as peles. Uma vez decidido que o sumo deve ser separado das peles, é feita uma ligeira prensagem. Realiza-se a malolática.
Envelhecimento
Após a fermentação malolática, o vinho é transferido e mantido em estágio em depósitos de inox com as suas borras finas durante 4 ou 5 meses, realizando várias «battonnages».