Descrição

Este vinho de edição limitada (foram engarrafadas pouco mais de 2.000 garrafas) é uma homenagem ao belo ambiente de Pago de Larrainzar, um espaço com jardins deslumbrantes, repletos de pinheiros centenários, fontes e lagos rodeados por buxos e flores, que estão representados no seu rótulo. A Cabernet confere ao vinho os aromas característicos de pimenta, bagas e um fundo mineral. Em boca, é um vinho encorpado e com nervo, perfeito para acompanhar pratos substanciosos.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2016
Álcool
14.9% vol.
Produção
2.196 garrafas
Variedade
100% Cabernet sauvignon
Origem
Navarra

Prova

Vista
Cor vermelho cereja brilhante.
Nariz
Notas de groselha, ameixa preta, pimenta, eucalipto e alecrim seco. Destaca-se o equilíbrio entre a fruta preta e as notas próprias da barrica nova: tabaco, cedro e tostados.
Boca
Vinho muito fino, que preenche toda a boca, apresentando uma rugosidade discreta, que anuncia uma grande estrutura graças aos seus taninos bem domesticados. Bom equilíbrio entre potência e frescura, fruta e carvalho.
Temperatura de servir
16 ºC.
Consumo
Válido até aproximadamente 2024, se mantido em condições ideais.
Combinação
Recomenda-se acompanhar com pratos fortes e substanciosos.

Vinha e preparação

Tamanho
Uma única parcela de 15 hectares em propriedade.
Solo
O solo apresenta uma superfície pedregosa, com pedras de tamanhos variados e cantos angulares, bem como camadas profundas pouco pedregosas e mais compactas.
Clima
O ciclo vegetativo começou com um outono quente e com poucas precipitações, que foram um pouco mais abundantes no inverno. Assim, as necessidades hídricas da vinha no início da brotação foram satisfatórias. Os meses de abril e maio foram frios e propiciaram o atraso do ciclo da videira, de modo que a floração chegou com mais de dez dias de atraso em relação ao ano anterior. Colheita classificada como "muito boa".
Colheita
A vindima ocorreu mais tarde do que em outras colheitas. Realizou-se entre 31 de outubro e 9 de novembro.
Vinificação
Após a vindima, as uvas foram fermentadas com leveduras autóctones, selecionadas das vinhas da casa. A fermentação foi realizada em cubas de madeira francesas de 2.000 litros.
Envelhecimento
Estágio de 23 meses em barricas de carvalho francês de 300 e 500 litros.
Engarrafamento
Foi engarrafado em 25 de abril de 2019.