Descrição

Baldovar 923 assina este bobal de altura que nos oferece uma nova perspetiva desta casta tão valenciana. Distinto, aromático e saboroso, com notas de frutos vermelhos e ervas aromáticas no nariz e um paladar aveludado e muito, muito gastronómico

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2019
Álcool
12.0% vol.
Produção
4.200 garrafas
Variedade
100% Bobal
Outros formatos disponíveis:
Origem
Valencia

Prova

Vista
Vermelho rubi com reflexos violeta.
Nariz
Cerejas maduras, groselhas e sotobosque mediterrânico, emoldurados por uma atmosfera muito subtil de aromas tostados típicos do seu estágio.
Boca
Frutos vermelhos e aromáticas mediterrânicas como tomilho e alecrim. Muito aveludado. O paladar médio é intenso, linear e fresco, seguido de um final com taninos firmes e polidos. O seu retrogosto é muito persistente com aromas definidos de cerejas maduras e tomilho.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.
Combinação
Carnes guisadas a baixa temperatura, como javali ou veado ao vinho, pratos de casquería valenciana, como anguila marinada sobre morro glaceado e, claro, queijos elaborados com leite cru.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhedo situado entre 960 e 1.170 metros acima do nível do mar. Vinhas em vaso.
Idade
Entre 20 e 30 anos.
Clima
Mediterrâneo frio e seco de altitude com influência continental. Dada a altitude das parcelas, há uma grande diferença de temperatura entre o dia e a noite. Precipitação inferior a 300 mm.
Colheita
Vindima feita à mão. Seleção na vinha.
Vinificação
Viticultura biológica em conversão. Não se usam pesticidas nem fertilizantes químicos sintéticos. Intervenção mínima durante a vinificação; descarga manual na adega, onde se faz uma segunda intervenção. A uva é desengaçada e esmagada antes de começar a fermentação. Batonage diário leve.
Envelhecimento
Crianza de 18 meses em barricas de carvalho francês de 500 litros e depósitos de inox.
Engarrafamento
Foi feito seguindo o calendário lunar.