Descrição

Vinho ecológico do sul da comuna de Cairanne, mais concretamente de uma zona conhecida pelo nome evocativo de Plan de Dieu, no sopé de algumas das montanhas mais famosas da região, como o Mont Ventoux. Na Idade Média, ao atravessar esta vasta floresta de garrigue, à mercê dos malfeitores, o viajante encomendava a sua alma a Deus. É provavelmente a esta lenda que se deve o seu nome. Desde então, a videira colonizou este território.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2020
Álcool
14.5% vol.
Variedade
60% Grenache, 20% Syrah, 20% Carignan
Origem
Côtes du Rhône Villages

Prova

Vista
Cor rubi limpa e brilhante com uma tonalidade violeta.
Nariz
Muito intenso com aromas de especiarias, bem como notas de garrigue e groselha preta.
Boca
Apresenta uma entrada suave e redonda, potente e concentrada, com volume, taninos bem casados e aromas densos de frutos vermelhos, cereja, groselha preta e violeta.
Temperatura de servir
Entre 14 e 16 ºC.
Consumo
Entre 2 e 5 anos depois da colheita.
Combinação
Cozinha familiar, "andouillette", "gnocchi", "daube", "ratatouille", pequenos pratos recheados à moda provençal. Perfeito para acompanhar uma tajine picante ou uma boa costela de vaca.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas situadas na zona denominada Plan de Dieu, no sul do município de Cairanne, no sopé das montanhas Dentelles de Montmirail e Mont Ventoux.
Idade
15 anos.
Solo
Leito de argila vermelha e uma multidão de grandes seixos rolados que se afundam no solo até uma profundidade de 10 metros.
Clima
Continental.
Rendimento
45 hectolitros por hectare.
Vinificação
100% tradicional. Tempo de fermentação de 21 dias. Estágio prolongado de 6 semanas que permite um bom revestimento dos taninos.

Avaliação dos peritos

Decanter:

This has some genuine aromatic interest with juniper and a slight pepperiness. Smooth and well balanced with good acidity and a natural expression of powerful fruit.