Descrição

O grande vinho desta prestigiada casa provençal faz jus à sua reputada longevidade, que lhe valeu quatro vezes o prémio Concours des Vins de Garde de Bandol ( Concurso de Vinhos de Guarda de Bandol). Na colheita de 2018, revela-se extremamente sedutor, profundo e vertical, com um Mourvèdre que, segundo a própria adega, adquire tons de Pinot noir

Detalhes do produto

Tipo
Tinto
Colheita
2018
Álcool
14.5% vol.
Variedade
90% Mourvèdre, 10% Grenache
Outros formatos disponíveis:
Origem
Bandol

Prova

Nariz
Mistura de frutas vermelhas e pretas que revela gradualmente a expressão do terroir de calcário, especiarias e garriga.
Boca
Um vinho encorpado, super saboroso e vibrante, com uma textura tánica bem suave.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 °C.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas de um total de 12 parcelas, entre as quais se encontram Bel Air, Jourdan, Pointes-Blanches ou o Cirque, cultivadas em socalcos num vale muito próximo do mar, a uma altitude de até 300 metros. A disposição em forma de anfiteatro protege as videiras do vento mistral.
Tamanho
25 hectares.
Idade
Vinhas com uma média de 30 anos.
Solo
De origem triássica muito antiga, caracterizada por um nível super alto de calcário. Esse calcário ajuda a dar um aroma bom e permite extrair taninos bem finos e elegantes.
Clima
A altitude do vinhedo traz noites frescas e uma maturação lenta das uvas. 2018 foi uma colheita intuitiva, elegante e equilibrada. O tempo foi marcado por uma humidade constante na primavera e no início do verão, que permitiu que o solo florescesse, mas também causou o desenvolvimento de míldio. «Quase nunca estivemos sob tanta pressão. No final, decidimos não tratar muito as videiras e, em vez disso, ajudá-las a se adaptar e amadurecer as uvas. Por isso, usamos muito pouco cobre e os solos foram preservados enquanto a vinha se defendia, graças aos nossos métodos de produção biodinâmicos», contam na adega.
Rendimento
30 hectolitros por hectare.
Colheita
A vindima é feita à mão em caixas de 20 quilos por uma pequena equipa de colhedores, o que permite prolongar as datas de colheita, para aproveitar ao máximo a oportunidade de colher cada variedade no seu melhor momento de maturação. A seleção é rigorosa na vinha e, se necessário, os cachos são colhidos individualmente.
Vinificação
Tal como na vinha, o encubado exigiu muita paciência, os taninos são extraídos lentamente após longos dias de maceração e pisagem. A fermentação é seguida por um período muito longo de encubado (cerca de 3 semanas) antes do trasfegar.
Envelhecimento
Estágio em barricas de carvalho durante 20 meses, usando madeiras de diferentes idades e tanoeiros, para adaptar melhor o estágio de cada um dos terroirs.