Descrição

O espírito indomável da estepe patagónica faz-se sentir neste malbec com personalidade, estilo e elegância, nascido no vale de San Patricio del Chañar, província de Neuquén. O seu nome, Saurus, faz referência aos restos fósseis de um dos maiores dinossauros que habitaram a região há 75 milhões de anos, encontrados durante a construção da adega.

Detalhes do produto

Tipo
Tinto
Colheita
2021
Álcool
14.5% vol.
Produção
90.000 garrafas
Variedade
100% Malbec
Origem
Patagonia Argentina

Prova

Vista
À vista, tem uma cor vermelha violácea muito intensa com reflexos rubi
Nariz
Complexo, combina aromas de frutos vermelhos maduros, como groselhas, ameixas e cerejas, com notas florais e especiadas. Além disso, o tempo em carvalho deu um toque de baunilha e moca.
Boca
Tem uma entrada muito boa, com taninos doces e suculentos. Vinho persistente e elegante.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 °C. Por ser naturalmente estabilizado, pode apresentar precipitações.

Vinha e preparação

Rendimento
8.900 quilos por hectare.
Colheita
A vindima manual é feita entre a segunda semana de março e a primeira de abril.
Vinificação
Seleção em mesa vibratória com seleção ótica. A maior percentagem possível de grãos inteiros. Maceração de 3 dias a frio com gás carbónico e gelo seco. Fermentação alcoólica em tanques de inox com enzimas e leveduras selecionadas durante 10 dias, realizando remontagens e delestages. Maceração pós-fermentativa de 5 dias com chapéu submerso e prova diária.
Envelhecimento
Estágio de 12 meses. 60% do vinho foi feito em tanques de inox pra manter a fruta e a frescura, enquanto os 40% restantes passaram em barricas de carvalho francês e americano de tosta média e média plus.
Engarrafamento
Após a clarificação natural do vinho.

Avaliação dos especialistas

James Suckling:

Deep yet opulent nose, full of black cherries, ripe blueberries, violets and some meaty spices. Medium to full body with firm, fine-grained tannin. Generous, bright fruit in a juicy, well-balanced set. Drink now.