Descrição

Legaris Reserva é um vinho monovarietal de Tinto fino proveniente de vinhas com até 90 anos, localizadas a altitudes que chegam a quase mil metros acima do nível do mar. Só é engarrafado nas colheitas de maturação fenólica completa da uva ( na verdade, recentemente «saltaram as colheitas de 2013 e 2018»), o que permite obter um vinho com grande potencial de envelhecimento em garrafa. Um Ribera clássico, suculento, profundo e com grande corpo.&nbsp

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto - Reserva
Colheita
2020
Álcool
14.5% vol.
Produção
103.827 garrafas
Variedade
100% Tinto fino
Origem
Ribera del Duero

Prova

Vista
Cor vermelho cereja bem intenso com reflexos granada.
Nariz
Aromas de frutos pretos bem maduros misturados com finos matizes balsâmicos e tostados.
Boca
Tinto bem encorpado, aveludado, potente, quente e com um final longo.
Temperatura de servir
16 °C. Recomenda-se decantar 60 minutos antes de beber.
Consumo
Até 2035, mais ou menos, se estiver em ótimas condições.
Combinação
Cordeiro castelhano, carnes vermelhas assadas ou grelhadas, guisados de caça e queijos curados.

Vinha e preparação

Descrição
Pequenos majuelos em vaso vindos de quatro aldeias localizadas em Burgos: Peñaranda de Duero, Olmedillo de Roa, Gumiel de Mercado e La Aguilera. A altitude média destes vinhedos varia entre 800 e 950 metros acima do nível do mar.
Idade
Vinhas com idades entre 30 e 90 anos.
Solo
Pobre, pouco fértil, arenoso com cascalho e argilo-calcário.
Clima
O final do ciclo passado foi marcado por temperaturas um pouco mais quentes do que o normal para a região. Na verdade, as primeiras geadas generalizadas só apareceram bem no final de novembro, e não foram muito fortes até quase dezembro. A colheita de 2020 começou com uma primavera quente, algo que já está a tornar-se comum por causa das mudanças climáticas nos últimos anos. O que não foi normal foi a chuva que caiu em abril, quase todos os dias. Depois veio o calor e o risco de míldio, por isso ficámos de olho no seu possível desenvolvimento, fazendo tratamentos preventivos nas vinhas. Depois de um verão quente e seco, setembro chegou frio e chuvoso, o que afetou bastante o final da maturação. No final do ciclo, chegou-se a uma heterogeneidade nas plantações mais acentuada do que o habitual e foi necessário prestar especial atenção à decisão do momento da vindima em cada parcela específica. A colheita de 2020 foi uma das mais extensas em termos de duração e quantidade de uva colhida, e também uma das mais heterogéneas da história da Ribera del Duero.
Colheita
Vindima manual em caixas de 15 quilos.
Vinificação
Quando chegaram à adega, as uvas foram guardadas em câmaras frigoríficas durante uma noite a 6 °C e, na manhã seguinte, foram cuidadosamente inspecionadas na mesa de seleção. Depois de desengace e transporte em correias, chegaram aos depósitos tronco-cónicos de inox de 5.200 litros, onde foram elaboradas separadamente de acordo com as diferentes origens. Assim começou uma maceração pré-fermentativa de vários dias a baixa temperatura. A fermentação foi feita entre 28 e 30 °C com as suas leveduras autóctones, durante a qual foram feitos três pisos manuais e descubas três semanas após o encubamento das uvas, obtendo-se apenas o vinho flor, sem adicionar posteriormente o vinho de prensa. A fermentação maloláctica ocorreu em barricas novas de carvalho francês.
Envelhecimento
Estágio de 18 meses em barricas bordalesas de carvalho francês de grão fino, um quarto delas novas, até ao 'coupage' final.
Engarrafamento
Depois de clarificado suavemente com clara de ovo, este vinho começou a ser engarrafado em novembro de 2022.

Avaliação dos especialistas

Tim Atkin:

Four different villages in Burgos - La Aguilera, Olmedillo de Roa, Peñaranda de Duero and Villovela de Esgueva - are the old-vine sources for this structured, perfumed, well-upholstered red from the talented Jorge Bombín. Kitchen spice and wild herb flavours are complemented by notes of tobacco leaf and summer berry fruit. 2024-30.