Descrição

Vinho fortificado da D.O. Jerez-Xérès-Sherry de estágio exclusivamente oxidativo. As suas excelentes qualidades vêm dos componentes aromáticos excepcionais, muito evoluídos pelo seu estágio particular e pela sua idade, mais de trinta anos em barricas de madeira. De acordo com os métodos tradicionais, o Oloroso Viejo Hidalgo é elaborado a partir de mosto de uvas da variedade Palomino fino, cuidadosamente cultivadas em solos brancos de albariza muito apreciados para obter mostos muito finos e de grande qualidade. Apresentado em formato de 50 cl

Detalhes do produto

Tipo
Oloroso VORS
Álcool
20.0% vol.
Origem
Jerez-Xérès-Sherry

Prova

Vista
Cor âmbar com reflexos esverdeados, brilhante e luminoso.
Nariz
Aroma intenso, suave e atenuado, com notas de avelã, frutos secos e madeira.
Boca
Seco, suave e elegante.
Temperatura de servir
Entre 12 e 14 ºC.
Combinação
Aperitivos, carnes brancas, peixe azul e queijos curados. Ideal para acompanhar entradas de menus, especialmente pratos temperados

Vinha e preparação

Nome
Las uvas provienen de nuestros propios viñedos situados en los pagos de Balbiana y Miraflores, considerados los mejores del marco de Jerez.
Solo
Albariza branca.
Clima
Atlântico com influência mediterrânica.
Colheita
A vindima é feita no início de setembro, quando a uva está bem madura, e o mosto gema, que é obtido sem pressionar as uvas, é usado para fazer o Oloroso Viejo Faraón.
Vinificação
A fermentação alcoólica é feita controlando sempre a temperatura e aproveitando as leveduras naturais da vinha. Depois da fermentação, os mostos são fortificados com álcool vínico até 17º.
Envelhecimento
Através de um estágio exclusivamente oxidativo, o Oloroso Viejo Faraón envelhece durante mais de trinta anos em botas de carvalho americano, segundo o sistema tradicional de criaderas e soleras.
Engarrafamento
Antes de engarrafar, o vinho é estabilizado através de um tratamento a baixa temperatura e filtrado por placas antimicrobianas.

Avaliação dos especialistas

Decanter:

This is a rich, intensely powerful wine with an amazing baroque oxidative complexity. A glass of very old wine to drink like fine old Cognac: short sips, meditatively, tasting with the memory rather than with the senses. Its extremely well-integrated alcohol elevates the roasted walnuts and bitter orange peel characteristics.