Descrição

O jovem enólogo sul-africano Donovan Rall está por trás deste branco fermentado em barrica, um dos vinhos emblemáticos da sua adega, fundada em 2008 na região vinícola de Swartland.

De

estilo natural, com o mínimo de intervenção tanto na vinha como na vinificação, este coupage de castas de origem mediterrânica apresenta no copo um nariz complexo e um paladar vivo, intenso, saboroso e, ao mesmo tempo, sedoso

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Branco fermentado em barrica
Colheita
2020
Álcool
13.5% vol.
Variedade
70% Chenin blanc, 26% Verdelho, 4% Viognier
Origem
Swartland

Prova

Nariz
Complexo, com aromas a frutas, flores e especiarias.
Boca
Paladar bem profundo, rico e muito saboroso, com textura flexível e sedosa ao mesmo tempo, vivo e intenso. O seu núcleo de fruta doce dá lugar a um final longo e a uma estrutura firme e equilibrada.
Temperatura de servir
Entre 9 e 12 ºC.
Consumo
Até 2028, mais ou menos, se estiver em ótimas condições.

Vinha e preparação

Descrição
A Chenin blanc vem de três vinhas diferentes, as duas mais antigas ficam em Bushvine, nas encostas da montanha Paardeberg, enquanto a terceira fica em Riebeeksrivier. Já a vinha de Verdelho fica em Helderberg (Stellenbosch) e a de Viognier em Voor-Paardeberg.
Solo
Granito decomposto e xistos (Chenin branco), argila vermelha (Verdelho) e granito (Viognier).
Vinificação
Fermentação com leveduras autóctones em barricas velhas de carvalho francês de 225, 300 e 400 litros.
Envelhecimento
10 meses com as suas lías, sem agitação, nas mesmas barricas velhas de carvalho francês. Depois do lote final, foi engarrafado sem filtragem.