Descrição

Vinho que nasceu em 1994 como homenagem aos fundadores da adega, os irmãos Eusebio e Raimundo Real de Asúa. É elaborado a partir de uvas selecionadas das vinhas próprias da propriedade Carromaza, em Villalba (Rioja Alta). Complexo, suave e envolvente

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2021
Álcool
14.0% vol.
Produção
14.493 garrafas.
Subzona
Rioja Alta.
Variedade
100% Tempranillo
Origem
Rioja

Prova

Vista
Cor cereja de densidade média.
Nariz
Alta complexidade aromática, destacando os frutos do bosque como mirtilos, amoras e morangos típicos do Tempranillo, tudo envolto em notas especiadas, de toffee e balsâmicas provenientes do seu estágio em barrica.
Boca
A entrada é suave e envolvente, com um final marcado, mas com a elegância dos vinhos da Rioja Alta. É um vinho com um final longo e profundo, deixando uma sensação de equilíbrio entre todos os seus componentes.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 °C.
Combinação
Recomenda-se acompanhar com carnes de sabores fortes ou até mesmo sobremesas.

Vinha e preparação

Nome
Finca Carromaza.
Descrição
Vinha de sequeiro cultivada em espaldeira e virada para sul, no município de Villalba. A parte mais alta fica a cerca de 555 metros acima do nível do mar e a mais baixa a 530 metros. A localização nas encostas da serra da Cantábria protege-a dos ventos e das geadas.
Tamanho
2,37 hectares.
Solo
Pobre em matéria orgânica, mas a sua composição argilo-calcária faz com que retenha de forma ideal a água e os nutrientes necessários para a boa maturação da uva.
Clima
Influenciado pelo Atlântico, ventoso e com risco de geadas. O ciclo vegetativo de 2021 foi irregular. O verão começou muito seco, mas as chuvas de setembro nesta zona foram decisivas para uma evolução muito positiva. A uva melhorou notavelmente com a ajuda dessas chuvas. Um clima perfeito durante outubro, com dias de sol e noites muito frias, favoreceu uma maturação lenta. Uvas saudáveis, muito equilibradas, com taninos maduros e boa acidez permitiram a elaboração deste grande vinho com bom potencial de guarda.
Colheita
Vindima manual em pequenos palots de 300 quilos que são mantidos em reboques refrigerados a 10 ºC até serem rapidamente levados para a adega, que fica a uns 5 quilómetros. Foi feita entre 13 e 14 de outubro de 2021.
Vinificação
A seleção das uvas é dupla, primeiro na vinha e depois quando elas chegam à adega. Depois da maceração a frio das uvas inteiras, elas são levemente esmagadas. A fermentação alcoólica é feita em pequenos tonéis de carvalho francês de 5 anos com leveduras autóctones e pisadas, a uma temperatura média de 28-29 °C. Após a fermentação alcoólica, o vinho continua a macerar em calor durante alguns dias, sendo a data de descuba determinada através de provas. Depois de descubado, o vinho faz a fermentação maloláctica em barricas novas de carvalho francês.
Envelhecimento
Depois da malolática, no início de dezembro, o vinho foi trasfegado para barricas novas de carvalho francês Tronçais de um uso, onde ficou por 12 meses.

Avaliação dos especialistas

James Suckling:

Such an exuberant, floral nose with lots of berries, plums, dark cherries, ink and touches of dark minerals, mussels and spices. Quite pristine and naked, with a medium to full body and a mouthful of powerful, sensuous tannins. Great tension. A super-confident, single-vineyard wine without much adornment. Drink or hold. - Zekun Shuai, Senior Editor. 

The Wine Advocate:

I also tasted the 2021 Real de Asúa, which was already in bottle. 2021 was cooler, and the wine has a little less alcohol than the 2020 I tasted next to it. It comes from the same vines and the process was similar, but in this case, they didn't use any new barrels in the aging, which took place in 100% second-use barriques. This was very recently bottled and felt a little dizzy, with a slightly blurry nose, somehow creamy and with a more oxidative touch and a more solid palate, a little more exuberant and with abundant tannins that need time to get polished and/or powerful food. I might be getting it wrong, because the harvest was better than 2020. But today, the wine is still a bit of a question mark. Time will tell... 14,493 bottled produced. It was bottled in January 2024. - Luis Gutiérrez.