Descrição

Os vinhos da coleção Schieferkopf do famoso vigneron Michel Chapoutier mostram o potencial da margem do Reno para a elaboração de grandes brancos. Para este vinho, as uvas vêm de pequenas parcelas de vinhedos nas redondezas de Bernardvillé, uma vila perto do Caminho de Santiago, na etapa francesa. Neste caso, a parcela Buehl assenta num subsolo de rochas metamórficas que datam do período pré-cambriano. Um 'terroir

'

singular que confere a este Riesling uma estrutura poderosa.

A entrega deste vinho está prevista para o segundo trimestre de 2023

Detalhes do produto

Tipo
Branco fermentado em barrica
Colheita
2020
Álcool
13.5% vol.
Variedade
100% Riesling
Origem
Alsace
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Vista
Cor amarelo dourado com reflexos verdes, límpido e brilhante.
Nariz
As notas tostadas conferem um delicado perfil de estágio em carvalho.
Boca
A sua acidez discreta garante uma excelente durabilidade, enquanto o final salino dá energia ao vinho.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 9 e 12 ºC.

Vinha e preparação

Nome
Buehl
Descrição
Orientação sul com declives de 40%.
Solo
Um 'terroir' muito especial. A parcela fica num subsolo de xisto azul pré-cambriano (mais de 542 milhões de anos). Mais profundo do que o da parcela Fels, que fica mesmo ao lado.
Clima
A colheita de 2020 começou com temperaturas mais amenas do que o normal, dando lugar à brotação em meados de abril. Durante o verão, a vinha aproveitou temperaturas amenas, sem muito calor, além de algumas chuvas que apareceram nos meses de verão. Este verão mais fresco ajudou a manter uma boa acidez, além de conseguir um grande caráter mineral proveniente dos solos de xisto. A adega prevê muita elegância e delicadeza para todos os seus vinhos da Alsácia.
Colheita
A vindima manual em caixas de 20 quilos rolou no dia 17 de setembro.
Vinificação
Começa com uma prensagem longa, seguida de uma decantação estática a frio. A fermentação alcoólica acontece graças à ação de leveduras autóctones. A malolática é total para acentuar a complexidade e a redondeza do vinho. Essa fermentação tem a particularidade de realçar o seu lado mineral proveniente do 'terroir' de xisto azul.
Envelhecimento
Estima-se um estágio de 15 meses em barricas de carvalho francês.