Descrição

Elaborado em colaboração com o famoso enólogo Michel Chapoutier, encontramos um genuíno champagne de colheita, no qual estão presentes as variedades Pinot noir e Chardonnay. O objetivo que se propuseram ao criar este espumante foi o de «capturar o melhor retrato de uma estação», daí o seu nome «Sténopé» (estenopeico) daí o seu nome «Sténopé» (estenopeico). Elegância, equilíbrio e intensidade são algumas das principais características desta referência, que possui ainda um enorme potencial de envelhecimento. Obteve duas estrelas no guia francês Hachette des Vins

Detalhes do produto

Tipo
Champagne
Colheita
2010
Álcool
12.5% vol.
Variedade
Pinot noir, Chardonnay
Outros formatos disponíveis:
Origem
Champagne

Prova

Nariz
Aéreo, muito fino, com aromas de pão torrado e baunilha que se fundem com notas de casca de frutas cítricas e peras frescas.
Boca
Fresca, untuosa e carnuda, com aromas de praliné, baunilha e trigo maduro. Final ligeiramente iodado e tônico, com notas de caqui, brioche fresco e frutos secos.
Temperatura de servir
Entre 6 e 8 ºC.

Vinha e preparação

Clima
A colheita de 2010 foi marcada por um inverno frio e seco (até -23 ºC em dezembro). Em junho, as temperaturas subiram até chegar um mês de agosto marcado por chuvas abundantes. Em setembro, o clima agradável favoreceu a maturação das uvas.
Vinificação
Fermentação em barricas de carvalho da região.
Envelhecimento
Envelhecimento em barricas de carvalho da região.

Avaliação dos especialistas

Decanter:

Charming toasty, peachy nose. The palate is creamy and very long with notes of pineapple, roasted pine nuts and seaweed.