Descrição

Um vinho fascinante em muitos sentidos, tanto pela sua elaboração cuidadosa como pela inúmera variedade de aromas e sabores que apresenta. Vindo de vinhas que fazem parte do Património Mundial da UNESCO e criado em galerias subterrâneas centenárias, é considerado um dos melhores do mundo. Dos três tokaji que temos para ti na BODEBOCA (3, 5 e 6 puttonyos), este é o que tem um sabor mais doce. Ainda se baseia nas medidas de há centenas de anos, adicionando ao mosto base 5 cestos (puttonyos) de 25 quilos cada um de uvas Aszú vindimadas uma a uma e cobertas de Botrytis

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Branco doce
Colheita
2010
Álcool
11.5% vol.
Produção
19.000 garrafas
Variedade
Furmint, Hárslevelü, Zéta, Sárgamuskotály
Outros formatos disponíveis:
Origem
Tokaj-Hegyalja

Prova

Vista
Cor dourada.
Nariz
A botrytis cria um grande potencial aromático no vinho, desenvolvendo fragrâncias de mel, frutas exóticas como lima, acácia, damasco e marmelo. Também se apreciam notas cítricas, de flor de laranjeira e especiarias.
Boca
Rotundo, excitante, com aromas maduros e elegantes. É um vinho exuberante, surpreendente e difícil de igualar. Rico e intenso.
Temperatura de servir
Entre 8 e 10 ºC.
Consumo
Este vinho, se for bem guardado, pode durar uns 40 anos, se estiver em um lugar com temperatura ideal (entre 12 e 14ºC) e umidade relativa (60%).
Combinação
Ótimo como aperitivo.

Vinha e preparação

Tamanho
91 hectares.
Idade
15 anos, em média.
Clima
Continental. Inverno seco e relativamente quente. As chuvas abundantes fizeram com que as videiras brotassem mais cedo. O calor e as chuvas no verão e no início de setembro ajudaram na excelente maturação das uvas.
Colheita
Colheita manual dos bagos Aszú, um a um, em várias passagens de seleção. A vindima das uvas botritizadas foi de altíssima qualidade.
Vinificação
As uvas ficam de molho por dois dias até aumentarem de tamanho e depois são prensadas levemente. A fermentação rola em barricas novas de carvalho húngaro. É um processo lento que pode durar até dois meses.
Envelhecimento
A fase de estágio dura dois ou três anos em barricas de 136 e 220 litros e termina com mais um ano em garrafa

Avaliação dos especialistas

Wine Enthusiast:

Golden amber in the glass, this delightful Hungarian sweet wine has aromas of canned apricot, ripe peach and white flowers. In the mouth, there are flavors of lemon curd, peach and apricot, with nice heft and balance on the palate. Increased acidity keeps this wine absolutely delicious and not too sweet.