Unidades limitadas
Imagens da Bodegas Roda
Localização e outras informações de interesse
Bodegas Roda
Barrio de la Estación
Haro RJ
España
Ano de fundação
1987
Área total de vinha
120 ha.
Roda está situada junto ao rio Ebro, num projeto centenário localizado no Barrio de la Estación, em Haro, onde se encontram algumas das adegas mais prestigiadas da D.O.
Embora Roda tenha sido fundada em 1987, a construção da adega começou em 1991 e terminou dez anos mais tarde, uma vez que foi realizada em três fases: a primeira pelo arquiteto Roses e a última e mais emblemática fase dirigida pelo estúdio Llimona Ruiz-Recorder, resultando num dos edifícios mais significativos da zona.
A adega, dirigida por Agustín Santolaya, foi construída sobre uma vinha situada numa varanda do Barrio de la Estación, atravessando-a a uma profundidade de 12 metros, onde já existia uma antiga adega do século XIX que servia para armazenar as colheitas de vinho dos viticultores locais.
A Roda utiliza um total de 120 hectares, quase metade dos quais é proprietária. Dos restantes, realiza também controlos exaustivos para escolher as melhores parcelas para cada colheita. No entanto, para a produção dos seus vinhos Roda e Roda I, utiliza as vinhas que tiveram melhor desempenho ao longo do ano. Trabalham com vinhas velhas, pois estas são capazes, de acordo com a filosofia da adega, de proporcionar maior complexidade ao vinho.
As castas utilizadas são as autóctones Tempranillo, Graciano e Garnacha, que refletem a essência do vinho tradicional de Rioja. As vinhas também são conduzidas no sistema tradicional de condução em taça da região, o que permite que os cachos sejam bem arejados, sem se tocarem.
Além disso, Roda trabalha com uma filosofia de cultivo sustentável, fertilizando o mínimo possível e deixando a erva crescer livremente de outubro a abril. Para a vindima, a equipa de Roda, composta por cerca de 40 pessoas, é responsável pela colheita das uvas em caixas de 18 quilos.
As instalações de Roda foram concebidas para se adaptarem aos seus vinhos. Dispõe de 17 balseiros de carvalho francês (tantos quanto o número de vinhas escolhidas por campanha), uma sala bioclimática, fruto da aposta da adega na inovação (algo inédito na época) e 2 caves de envelhecimento escavadas diretamente na rocha. O resultado são 4 vinhos: Bodegas Roda Sela, o mais jovem da gama, 2 reservas, Roda: sedoso, festivo e fresco; e Roda I, que se comporta como um vinho mais profundo, complexo e volumoso, e finalmente, Cirsión.
Bodeboca.com © 2025 - Todos os direitos reservados