Descrição
Vinhas próprias localizadas na região de Segrià, na província de Lleida. Os sistemas de cultivo seguem os critérios de produção integrada e são especialmente adaptados à elaboração de vinhos espumantes.
Clima
A zona onde se localizam as vinhas de origem deste espumante beneficia do clima mais continental da D.O. garrafeira, o que favorece uma concentração ideal, menor acidez, mais corpo e maior intensidade nas uvas.
Colheita
A vindima é realizada em meados de agosto, durante a noite, com o objetivo de manter as uvas o mais frescas possível, preservando assim os seus aromas e evitando processos de oxidação ou fermentação espontânea. A seleção de cada uma delas é rigorosa, de acordo com o seu potencial de resistência ao passar do tempo, um pH baixo e uma acidez muito elevada.
Vinificação
Após a desengace e a obtenção do mosto, este permaneceu em contacto com as peles durante cerca de três ou quatro horas para obter a sua cor subtil. Em seguida, procedeu-se à sua filtragem para dar lugar à fermentação a temperatura controlada, após a adição de leveduras selecionadas. Uma vez concluída a fermentação e clarificado o vinho, este foi engarrafado juntamente com o licor de tiragem (mistura de açúcar e leveduras selecionadas). Segunda fermentação em garrafa
Envelhecimento
Estágio em garrafeira em contacto com as borras durante um mínimo de 9 meses nas caves subterrâneas da Codorníu a uma temperatura constante de 15 °C. Após este período, ocorre o remouage (decantação das garrafas para facilitar a aglutinação e posterior eliminação dos sedimentos) e o dégorgement, momento em que são extraídos os sedimentos depositados após a segunda fermentação. Posteriormente, é adicionada uma quantidade de licor de expedição que determinará o teor de açúcares residuais da garrafeira, neste caso, 9 gramas de açúcar residual por litro («dosage» brut)
Engarrafamento
Com uma rolha de cortiça.