Descrição

Um vinho muito especial para esta casa, pois foi criado em homenagem a Ángeles, mãe do enólogo Juan Luis Cañas. As uvas Tempranillo e Graciano com que é elaborado provêm de vinhas antigas, que representam a essência desta zona da Rioja Alavesa. Tinto envolvente, com taninos firmes mas polidos, com muitos traços frutados, de ervas aromáticas e minerais. Puro equilíbrio e sensualidade.

Vinho recomendado para ouvir o nosso episódio do podcast «Sala de Cata» com José Miguel Zubía.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2020
Álcool
14.5% vol.
Produção
79.917 garrafas
Variedade
90% Tempranillo, 10% Graciano
Origem
Rioja

Prova

Vista
Vermelho cereja de densidade média-alta, límpido e brilhante.
Nariz
A primeira impressão é de grande intensidade aromática, destacando notas mentoladas e frescas, com toques balsâmicos de matagal, mirtilo, anis e noz-moscada. A variedade Graciano confere uma notável expressividade aromática, enquanto a Tempranillo de Rioja Alavesa se destaca com matizes de fruta madura e concentrada (amoras, ameixa) e toques de alcaçuz preto, figo seco e minerais de grafite e calcário.
Boca
Entrada sedosa, redonda e envolvente, graças ao excelente equilíbrio da fruta. A acidez confere frescura e verticalidade, enquanto os taninos adicionam estrutura e persistência. A altitude a que se situam as parcelas de Leza e Samaniego confere equilíbrio, tensão e profundidade. No final, destacam-se as notas especiadas e balsâmicas, que reforçam a complexidade do conjunto.
Temperatura de servir
16 °C.
Consumo
Até aproximadamente 2040, se mantido em condições ideais.

Vinha e preparação

Descrição
Pequenas parcelas localizadas em zonas de encostas e terraços, com uma exposição solar perfeita e onde o solo é pobre, ideal para obter videiras e uvas da mais alta qualidade. A maioria dos vinhedos está localizada em Samaniego e Leza. A variedade Graciano provém, neste caso, de uma única vinha chamada Cantarranas.
Idade
Vinhas com mais de 55 anos.
Solo
Argila calcária salpicada com algumas zonas de cascalho.
Clima
Tudo indicava que 2020 seria um ano complicado, mas, no final, a sorte sorriu para a videira. O ciclo vegetativo começou aproximadamente 15 dias antes do habitual devido a um inverno quente seguido de uma primavera intermitente, marcada por flutuações entre períodos frios e outros notavelmente quentes, acompanhados por chuvas intensas. Estas condições adversas traduziram-se numa diminuição significativa da produção, deixando cachos soltos e dispersos. No entanto, em meados do verão, o tempo estabilizou e a maturação das uvas desenvolveu-se em condições ótimas.
Rendimento
4.500 quilogramas por hectare.
Colheita
Vindima manual em pequenas caixas.
Vinificação
Após a sua receção na adega, as uvas foram selecionadas em duas mesas (cachos e bagos). Fermentação alcoólica de cada variedade separadamente: a Tempranillo em depósitos de betão e a Graciano em cubas de carvalho francês.
Envelhecimento
16 meses, dois quais 10% do vinho permaneceu em tulipas de betão e o restante em barricas bordalesas de carvalho francês, americano e húngaro, sendo metade delas novas.

Avaliação dos peritos

Tim Atkin:

Samaniego and neighbouring Leza are the source of this cuvée of Tempranillo and 10% Graciano, made in a modern-meets-traditional style. Aged in assertive 50% new French, American and Hungarian oak, it's firm and well structured, with plenty of crunchy acidity, toast, redcurrant and damson flavours and a savoury finish. 2025-31.