Descrição

Com o Capitán Fanegas Blanco, a família Ruiz-Clavijo procura recuperar a grandeza do tradicional vinho branco da Rioja com potencial de envelhecimento. A história deste vinho surge com a elaboração independente da parcela La Muela, menos de um hectare de vinha que antigamente era misturada com as castas Tempranillo e Garnacha das reservas da adega familiar Marquês de Arviza. Estamos perante um branco com 2 anos de estágio em barrica + 2 anos de estágio em depósito de cimento que apresenta um paladar carnudo, potente e especiado, com notas tostadas e um final longo e elegante. Ideal para acompanhar uma boa refeição e com um enorme potencial de envelhecimento.

Informações de produto

Tipo
Branco fermentado em barrica
Colheita
2011
Álcool
13.0% vol.
Produção
2.987 garrafas e 150 magnums
Variedade
70% Viura, 20% Malvasía, 10% Garnacha blanca
Origem
Rioja

Prova

Vista
Cor dourada brilhante.
Nariz
Destacam-se os seus aromas a flores secas, fruta madura e ervas silvestres. Notas tostadas e de carvalho cremoso de forma muito fina e subtil.
Boca
Em boca é carnudo, potente, saboroso e especiado, com um final longo e muito elegante. Com o passar do tempo, encontraremos matizes aromáticos distintos devido aos processos de envelhecimento, o que aumenta a longevidade do vinho.
Temperatura de servir
Entre 9 e 12 °C.
Consumo
Válido até 2031, se mantido em boas condições.

Vinha e preparação

Nome
Parcela La Muela
Descrição
Parcela com formação em vaso.
Tamanho
0,87 hectares (4,3 fanegas).
Idade
Vinha plantada em 1957 (61 anos).
Solo
Tipo de solo argiloso-calcário com excelente drenagem.
Clima
Colheita com um outono ameno e um pouco chuvoso e um inverno com temperaturas amenas e pouca chuva. A primavera começou com um aumento das temperaturas e precipitações leves. A brotação ocorreu em meados de abril, época em que não houve geadas. Floração no final de maio com uma frutificação perfeita. Junho ensolarado e sem chuvas. Registou-se um dos meses de julho mais frios das últimas décadas. Setembro foi quente e seco em geral.
Rendimento
3.900 quilogramas por hectare.
Colheita
Realizou-se na manhã e na tarde do dia 26 de setembro. É importante destacar um rendimento inferior ao de outros anos, obtendo-se maior concentração durante a vinificação. Vindima manual em caixas de 12 kg.
Vinificação
Uvas selecionadas em mesa e desengace de forma semimanual. Em seguida, são extraídas em prensa vertical e o vinho é elaborado com o mosto flor. Fermentação a temperatura controlada. Malolática em barrica de carvalho francês.
Envelhecimento
24 meses em barricas de carvalho francês de uso único. Durante esse período, 12 meses são de estágio sobre borras com um trabalho semanal de «battonage» para conferir mais corpo e cremosidade em boca. Posteriormente, ocorre um estágio de mais 24 meses em depósito de cimento para o seu refinamento.
Engarrafamento
Em março de 2016.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

Produced following the methods of yesteryear, the white 2011 Capitán Fanegas Blanco is a blend of 70% Viura, 20% Malvasía Riojana and 10% Garnacha Blanca from a 0.87-hectare, head-pruned vineyard planted in 1957 that yielded 3,900 liters per hectare. The grapes were pressed in a vertical wooden press, and the juice was put to ferment after settling in stainless steel with natural yeasts. The wine was transferred to oak barrels where it aged for 24 months, the first six with weekly stirring of the lees. Stylistically, this is closer to a white from López de Heredia than any of the more modern whites from the region. It's nicely framed by the oak and has aromas of dried flowers, chamomile, quince and white pepper. The palate is medium to full-bodied, with good volume supported by underlying acidity and a pleasant, bittersweet finish with a significant salty component. It has good complexity and length. I think this should develop nicely in bottle. 2,987 bottles and some larger formats were filled in May 2016. - Luis Gutiérrez.