Descrição

A família Ruiz-Clavijo procura, com este vinho, recuperar o estilo dos grandes vinhos finos de Rioja com potencial de envelhecimento. Trata-se de um «coupage» de Tempranillo e Graciano que transmite a essência da vinha de onde provém, duas parcelas situadas nos municípios de Clavijo e Alberite, das quais se obtêm as uvas para a produção deste vinho de grande naturalidade e requinte. O solo e a variedade são os elementos que compõem a espinha dorsal deste rioja honesto.

Informações de produto

Tipo
Tinto - Reserva
Colheita
2013
Álcool
14.0% vol.
Produção
3.994 garrafas e 150 magnums
Variedade
60% Tempranillo, 40% Graciano
Origem
Rioja

Prova

Vista
Cor vermelho cereja intenso com reflexos violáceos.
Nariz
Destacam-se os aromas a frutos vermelhos e pretos provenientes da casta Tempranillo e os aromas mais florais típicos da casta Graciano. Apresenta-se no nariz potente, com notas especiadas muito finas e subtis, características da casta Graciano quando evolui.
Boca
Em boca é fino, sedoso, com um final longo e muito elegante, destacando-se uma frescura final muito frutada proporcionada pela casta Graciano.
Temperatura de servir
16 °C.
Consumo
Ótimo até aproximadamente 2023. Recomenda-se decantar. O vinho não é filtrado, pelo que, com o tempo, podem aparecer sedimentos naturais que não afetam a qualidade do produto.

Vinha e preparação

Nome
Parcela El Paletón y Los Olmos
Descrição
Vinhas situadas nas localidades riojanas de Clavijo e Alberite, respetivamente. El Paletón tem uma formação em vaso e Los Olmos uma condução em espaldeira.
Tamanho
1,80 hectares (9 fanegas) em El Paletón e 1,5 hectares (7,5 fanegas) em Los Olmos.
Idade
O Paletón foi plantado em 1992 (26 anos) e Los Olmos em 1999 (19 anos).
Solo
Em El Paletón predominam os solos argilosos-calcários com pedregulho, enquanto em Los Olmos predominam os solos argilosos-calcários com alguma pedra rolada.
Clima
Outono frio e chuvoso. Inverno fresco, com grande quantidade de chuvas e nevascas leves. No início da primavera, ocorreram chuvas intensas acompanhadas de baixas temperaturas que atrasaram o ciclo vegetativo da planta. Maio e junho foram frios e instáveis, com chuvas abundantes. O período de verão começou no final de junho. Julho e agosto foram quentes e com algumas tempestades. A maturação desenvolveu-se corretamente nos meses ensolarados de setembro e outubro, destacando-se as tempestades que ocorreram nos dias 5 e 6 de setembro, juntamente com as chuvas do início de outubro, que obrigaram a realizar uma seleção exaustiva dos cachos, tanto no campo como na adega, devido ao aparecimento de alguns focos de botrytis.
Rendimento
Entre 4.300 e 4.800 quilogramas por hectare.
Colheita
A vindima teve início no dia 15 de outubro e caracterizou-se por um clima favorável durante o seu desenvolvimento, uma produção média e uma excelente maturação fisiológica, fenólica e aromática. A colheita foi realizada manualmente em caixas de 12 kg.
Vinificação
Uvas selecionadas em mesa e desengaçadas de forma semimanual. Em seguida, iniciam-se os procedimentos de encubamento em depósitos de betão de forma manual (sem bombas). Fermentação alcoólica controlada numa faixa de temperatura de 26 a 28 ºC em depósitos de betão de 9.800 litros. Fermentação malolática em depósitos de betão.
Envelhecimento
16 meses em barricas de carvalho francês de uso único. No caso do Tempranillo, as barricas têm 300 litros, enquanto que para o Graciano são utilizadas barricas de 300 e 500 litros para preservar a frescura e as notas florais mais autênticas da variedade. São realizadas transfegadas periódicas a cada 6 meses. Posteriormente, é realizado um estágio em depósito de cimento durante 12 meses para o seu refinamento.
Engarrafamento
Ocorreu em setembro de 2016.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

The red 2013 Capitán Fanegas Selección Especial wants to be an elegant and traditional Rioja. It was produced with Tempranillo planted in 1982 and with an unusually high amount of Graciano (40%) planted in 1999. The destemmed but uncrushed grapes fermented in stainless steel with soft pumping over and some punching down of the cap, with malolactic in tanks before being transferred to 300- and 500-liter French and American oak barrels to complete an élevage of 16 months. It's quite fruit-driven, clean, focused and with a spicy and earthy component but nicely integrated oak. The palate revealed very fine tannins and very good balance, with clean, focused flavors and a remarkable finish. Halfway between modernity and tradition. 3,994 bottles and some magnums were filled in September 2016. - Luis Gutiérrez.