Descrição

Um branco muito pessoal, complexo no nariz e com um paladar fresco, mas com volume, que nasceu com o objetivo de obter um vinho com boa evolução e capacidade de envelhecimento. Para aqueles que procuram algo mais num branco, destaca-se pelo seu original coupage, na qual encontramos a variedade Albarín branco, uma uva quase extinta e minoritária, complexa e intensa, que se distingue pelas suas notas florais, frutadas e vegetais.

Informações de produto

Tipo
Branco fermentado em barrica
Colheita
2019
Álcool
14.0% vol.
Variedade
60% Albarín blanco, 20% Verdejo, 20% Godello
Origem
IGP Castilla y León

Prova

Nariz
Aromas complexos graças ao trabalho sobre borras e em barricas, que lhe conferem notas de frutos de caroço branco, toques de camomila, baunilha e fumados.
Boca
Em boca apresenta-se untuoso, com boa persistência e acidez suficiente para lhe conferir frescura.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 9 e 12 ºC.
Combinação
Pratos à base de peixe, como robalo assado, tataki de atum vermelho, mas também folhados de vegetais, massa e aves.

Vinha e preparação

Descrição
As vinhas antigas de Verdejo estão localizadas em San Román de Hornija. Godello é uma vinha antiga e a Albarín tem cerca de 32 anos.
Tamanho
1,2 hectares de Verdejo, 1 hectare de Godello e meio hectare de Albarín.
Solo
Os solos caracterizam-se por uma grande concentração de cantos rolados na superfície e uma textura arenosa-limosa, pobre em matéria orgânica e bem drenada na zona radicular.
Rendimento
Menos de 1000 kg por hectare para a Verdejo, 1500 para a Godello e 3500 para a Albarín.
Colheita
A vindima foi realizada manualmente.
Vinificação
Uma vez na adega, as uvas são selecionadas e, posteriormente, desengace e maceradas levemente antes de serem prensadas lenta e suavemente, separando o vinho de primeira qualidade das segundas qualidades, que são descartadas.
Envelhecimento
A fermentação e o estágio sobre borras são realizados em barricas novas de carvalho francês de 225 litros durante 11 meses.