Descrição

A Concha y Toro afirma que Maipo é único, um local excecional onde a influência dacordilheira dos Andes e os seus solos pedregosos oferecem todo o seu potencial para produzir vinhos de alta qualidade, como este blend. Um tinto de textura suave, quase sedosa, que esconde uma estrutura tânica firme e que, nesta colheita, conquistou a medalha de prata nos prestigiados Decanter World Wine Awards.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2019
Álcool
14.7% vol.
Variedade
91% Cabernet sauvignon, 6% Cabernet franc, 3% Petit verdot
Origem
Puente Alto

Prova

Vista
De cor vermelha profunda e escura.
Nariz
Destaca-se pelos seus aromas a cereja, groselha preta, cedro, amora, alcatrão preto, além de uma certa presença de fumo.
Boca
Vinho tinto untuoso e de profunda concentração, com sabores enquadrados por taninos firmes e uma textura suave, quase sedosa, que mascara a estrutura tânica firme e realça o início do seu longo final.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 °C.
Consumo
Até aproximadamente 2039, se mantido em condições ideais.
Combinação
Ideal para acompanhar carnes vermelhas e de caça grelhadas, assadas ou guisadas em molhos com um toque de acidez (com tomate ou vinho) ou ervas como alecrim, tomilho e louro. Também combina perfeitamente com a maioria dos queijos.

Vinha e preparação

Nome
El Mariscal.
Descrição
Vinhedo localizado a uma altitude de 650 metros acima do nível do mar, no sopé da cordilheira dos Andes, na margem norte do rio Maipo.
Idade
Vinhas plantadas no ano 2000.
Solo
De origem aluvial, pedregoso, pobre em nutrientes, de grande permeabilidade devido à quantidade de cascalho presente no subsolo. Produz plantas pouco vigorosas, com cachos concentrados e maduros.
Clima
Mediterrâneo semiárido com forte influência da cordilheira dos Andes. Esta é a parte mais fria do vale do Maipo; a sua acentuada oscilação térmica diária, de cerca de 18 °C, prolonga a maturação da uva, concentrando e intensificando os seus aromas.
Colheita
Vindima manual realizada na terceira e quarta semanas de março de 2019.
Vinificação
Os cachos são desengaçados e, em seguida, caem por gravidade nas cubas de fermentação. Esse processo é realizado em tanques fechados de inox e dura um total de 10 dias. É realizada uma remontagem tradicional. Posteriormente, o vinho é deixado em contacto com as peles por aproximadamente 10 dias e, em seguida, é descuba. A fermentação malolática é realizada de forma natural.
Envelhecimento
16 meses em barricas de carvalho francês. (40% novas e 60% de segundo uso)
Engarrafamento
Em novembro de 2020.

Avaliação dos peritos

James Suckling:

Blackberries, plums, dried violets, herbs and spices on the nose. It’s medium-to full-bodied with firm, tight-grained tannins. Structured and focused with firm, polished layers. Good length and concentration. Drink from 2022.

Decanter:

Elegant red berries with warm earth & vegetal characters on the nose. Full of dark fruit and dark chocolate with good tannins. Well made & round.

The Wine Advocate:

The 2019 Marques de Casa Concha Etiqueta Negra is a blend of 91% Cabernet Sauvignon, 6% Cabernet Franc and 3% Petit Verdot, close to the varietal bottling. It's ripe and juicy and reveals abundant tannins and a bitter twist on the finish. 72,000 bottles. It was bottled in November 2020.