Descrição

Este é um dos melhores vinhos de Espanha. Provém de uma pequena viña de duas hectares situada em La Rioja Alavesa, que é trabalhada com o mínimo de intervenção. É um tinto que harmoniza concentração com subtileza e que reflete o esforço de um trabalho adaptado aos biorritmos da natureza. O seu criador, Marcos Eguren, define-o como«o esforço e a constância transformados em subtileza e elegância».

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2022
Álcool
14.5% vol.
Subzona
Rioja Alavesa.
Variedade
100% Tempranillo
Origem
Rioja

Prova

Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.

Vinha e preparação

Nome
Finca La Nieta
Descrição
Vinhas plantadas em Páganos-Laguardia a uma altitude de 525 metros acima do nível do mar.
Tamanho
1,78 hectares.
Idade
Vinhas plantadas em 1975.
Solo
Arcillo-calcário.
Clima
Atlântico com influência continental. Precipitações significativas no outono. O início de 2022 é caracterizado por janeiro e fevereiro muito frios e secos, com fortes geadas neste último mês. Em março e abril, registram-se precipitações normais para a época. A brotação ocorre em meados de abril. O desenvolvimento vegetativo ocorre a um ritmo normal até a segunda semana de maio, quando são registradas temperaturas elevadas para a época, de até 37 ºC, que, juntamente com a umidade do solo, aceleram o desenvolvimento vegetativo. O final da floração ocorre por volta de 7 de junho, dia em que começa uma onda de calor que durará até o dia 20, com temperaturas de até 42 ºC. Os primeiros grãos de pintor são observados por volta de 15 de julho. Entre 11 e 24 de julho, a vinha é afetada por uma onda de calor com máximas de até 43 ºC e temperaturas constantes em torno de 40 ºC. Na última semana de julho e na primeira de agosto, observa-se o pintor generalizado. Devido às altas temperaturas e à ausência de chuvas, a vinha começa a sofrer stress hídrico. A partir da segunda semana de agosto, ocorrem tempestades. Setembro começa com temperaturas relativamente altas para a época e com um desenvolvimento irregular dos bagos. Por isso, houve um controlo diário de todas as parcelas para realizar uma vindima totalmente seletiva.
Rendimento
31,5 hectolitros por hectare.
Colheita
Exclusivamente manual, com seleção exaustiva dos frutos que se encontram em ótimas condições sanitárias e de maturação na vinha e na adega, através de uma mesa de seleção. Realizou-se em 28 de setembro de 2022.
Vinificação
Desengace manual e seleção rigorosa, baga a baga. Maceração pré-fermentativa a frio a 6 ºC durante 5 dias. Fermentação em pequenos tonéis de carvalho de 20 hectolitros a 26 ºC com leveduras autóctones da própria vinha. Pisagem duas vezes por dia durante os primeiros dias de fermentação e uma vez durante os restantes dias de maceração sem pisagem. Maceração com peles durante 19 dias. Fermentação malolática em barricas novas de carvalho francês.
Envelhecimento
Estágio de 16 meses em barrica nova de carvalho francês.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

Always a favorite of mine, the 2022 La Nieta didn't betray its floral, elegant and complex, insinuating character even in a year like 2022 and is aromatic, clean and expressive from the first minute, with purity and energy. Even the tannins are more elegant and polished than other 2022s. Perfumed, subtle and elegant, it developed a note of blood with time in the glass, which Marcos Eguren likes to call iodine. It transcends the quality of the year. 6,000 bottles produced. It was bottled in March 2024. (Luis Guitérrez)