Descrição

Rupestre faz parte da gama mais tradicional de Santa Cruz de Alpera, um dos projetos mais sólidos da D.O. Almansa. A clássica casta Garnacha tintorera da região é a protagonista deste tinto muito aromático, com notas de frutos vermelhos silvestres misturados com toques de baunilha, café e tabaco

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2018
Álcool
14.5% vol.
Variedade
100% Garnacha tintorera
Origem
Almansa

Prova

Vista
Limpo na fase visual, de cor vermelho púrpura com uma densidade muito elevada.
Nariz
predominam os aromas da casta Garnacha Tintorera muito madura, toranja, bolo de figos, groselha e amoras pretas, misturados com notas balsâmicas e fumadas do estágio.
Boca
Com um início doce, o equilíbrio entre acidez e taninos acentua a sua persistência, a força da variedade é evidente e o seu final traz lembranças de frutos vermelhos do bosque e baunilha, café e tabaco.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.
Consumo
Até 2025, se mantido em condições ideais.
Combinação
Carnes de vaca, caça e queijos fortes curados.

Vinha e preparação

Nome
Paraje del “Reviejo y La Estación”.
Idade
Mais de 40 anos.
Clima
Continental.
Colheita
As vinhas são rigorosamente selecionadas pela equipa técnica com base na sua idade, baixo rendimento e saúde. Os parâmetros físico-químicos da uva são diretrizes na busca pela máxima qualidade. Para o vinho estrela da adega, todos os detalhes são cuidados, desde a brotação da vinha até a colheita. A vindima é feita em caixas de 100 kg, com uma seleção rigorosa na entrada na adega.
Vinificação
A vinificação foi realizada de forma tradicional, com desengace das uvas em depósitos de inox com injeção de ar/nitrogénio. A temperatura de fermentação foi de cerca de 32 ºC, com um tempo de contacto entre as peles e o mosto de 16 dias. A fermentação malolática é realizada em barricas novas de carvalho francês de 500 litros.
Envelhecimento
Estágio de mínimo de 14 meses em barricas novas de carvalho francês de 500 litros.
Engarrafamento
Concluindo o processo com uma ligeira clarificação e estabilização a frio. O tempo mínimo em garrafa é de 22 meses.