Descrição

Um vinho branco sem sulfitos, ideal para se familiarizar com a variedade Pansa branca, como é conhecida a Xarel·lo na região de Alella. Um vinho fresco e frutado que, graças à sua mineralidade, não se torna cansativo em nenhum momento. O seu nome e rótulo fazem referência à toutinegra-de-cabeça-preta, um pássaro típico desta região da Catalunha.

Informações de produto

Tipo
Branco
Colheita
2022
Álcool
12.5% vol.
Variedade
100% Pansa blanca
Origem
Alella
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Vista
Cor amarelo palha com reflexos dourados e subtis matizes rosados.
Nariz
Predominam os aromas de frutas branco (pêra e maçã), amêndoas verdes, erva-doce e citrinos (casca de tangerina).
Boca
Entrada volumosa e saborosa, lembrando os aromas de fruta branco madura com toques cítricos e de funcho. Vinho untuoso com notas salgadas, acidez bem marcada e final longo, ligeiramente tânico, equilibrado e muito fresco.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 7 e 10 ºC.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas localizadas a uma altitude entre 150 e 300 metros acima do nível do mar e orientadas para sudeste.
Solo
Sauló (franco-arenoso).
Clima
A seca e as altas temperaturas durante o período vegetativo resultaram em rendimentos ligeiramente abaixo da média habitual, mas com uma maturação muito boa graças às chuvas leves que caíram durante o mês de agosto. Devido ao facto de os graus de maturação estarem a sobrepor-se entre as diferentes variedades, a colheita foi antecipada para evitar uma possível passificação, dando origem a uma vindima extraordinariamente acelerada. No entanto, destaca-se um equilíbrio excecional em todos os parâmetros de qualidade da uva, ótimo para a elaboração de vinhos naturais.
Colheita
Vindima manual em condições sanitárias extraordinárias das uvas.
Vinificação
Após uma ligeira prensagem para obter o mosto flor, as características da variedade são extraídas através da fermentação espontânea em ovos de cimento à base de argila. Por um lado, procura-se aumentar o caráter «terroir», aumentar a riqueza aromática e o volume em boca, além de refinar a estrutura e evitar a redução. Por outro lado, a forma oval permite o movimento livre das borras, ideal para desfrutar de uma «bâtonnage natural». Não são adicionados sulfitos nem qualquer outro produto em todo o processo de elaboração.