Descrição

Tankata Diapiro é um dos vinhos brancos da adega elaborado com uma proporção de 80-20 das variedades locais Hondarrabi zuri e Petit courbu, duas das variedades típicas da paisagem vinícola basca, neste caso, localizadas no vale de Arrastaria, Álava, onde são cultivadas sob critérios de mínima intervenção e máximo respeito. Frutado, expressivo e saboroso, o Diapiro apresenta a acidez e o amargor típicos das variedades, embora na medida certa.

Informações de produto

A adega
Tipo
Branco
Colheita
2021
Álcool
13.0% vol.
Produção
3.300 garrafas
Variedade
80% Hondarrabi zuri, 20% Petit courbu
Origem
Txakoli de Álava

Prova

Nariz
Destaca-se a complexidade do seu aroma frutado de frutas brancas (pêra e maçã) e cítricas (laranja amarga) com notas de padaria.
Boca
Em boca, destaca-se o volume desenvolvido no estágio sobre borras, com uma explosão de sabor, expresso e saboroso, ao mesmo tempo que apresenta sensações táteis sedosas. Equilíbrio em boca entre a acidez e o amargor típico das variedades.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas próprias cultivadas sob uma viticultura de intervenção mínima e racionada, localizadas em três parcelas situadas em Artómaña, no Vale de Arrastaria.
Idade
12 anos
Solo
Os solos são caracterizados pelo seu caráter aluvial e semi-profundos, com um clima entre atlântico e continental, dependendo da colheita.
Clima
O início do inverno foi chuvoso e ameno, seguido por uma primavera bastante seca e com temperaturas, mais uma vez, acima da média, o que antecipou a brotação em cerca de duas semanas (tal como ocorreu em anos anteriores). O verão também foi pouco chuvoso, desde junho, o que favoreceu a floração e a saúde da vinha durante toda a campanha. Os meses de setembro e outubro foram invulgarmente frescos e chuvosos, o que fez com que a vindima regressasse às datas de há vários anos, por volta de meados de outubro. Apesar de ter sido um ano seco, a pluviometria média foi normal: cerca de 1100 L
(com a chuva concentrada no outono). A principal característica da colheita de 2021 foram, mais uma vez, as geadas tardias de abril, que causaram perdas significativas. Assim como uma brotação muito precoce, que antecipou a primeira parte da campanha, embora depois, em setembro, tenha sido atrasada pelas temperaturas invulgarmente frescas.
Colheita
Vindima manual em caixas de 7 kg. Entre 2 e 8 de outubro.
Vinificação
Prensagem em prensa horizontal pneumática de baixo rendimento (55% máx.).
Fermentação em depósitos de inox de 1.000 litros.
Envelhecimento
Estágio sobre lías durante 7 meses.
Engarrafamento
Engarrafado em 30 de julho de 2022.

Avaliação dos peritos

Tim Atkin:

Diapiro is a blend of 80% Hondarrabi Zuri and 20% Hondarrabi Zuri Zerratia which shows the steely acid of the region. There are attractive green fruits here, lime and herbal notes, as well as peach on the palate. It has gained in complexity from a year in bottle and shows great poise. A long, dry finish. 2024 - 2026