Descrição

Um madeira de vintage elaborado pela Broadbent com a variedade Negramoll ou Tinta negra. É doce e picante ao mesmo tempo, com notas de cacau e gengibre e muito tostado com sugestões de frutos secos. Muito original e notável.

 

Informações de produto

A adega
Tipo
Madeira
Colheita
1999
Álcool
19.0% vol.
Produção
60.000 garrafas
Variedade
100% Negramoll
Origem
Portugal

Prova

Boca
Notas de sésamo torrado, tâmara, pão de nozes e cacau no fundo, enquanto um gengibre picante marca a espinha dorsal do vinho. O acabamento é doce nos bordos com um sotaque ligeiramente austero de amêndoa amarga descendente no meio.
Temperatura de servir
Entre 12 e 14 ºC.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhedos estabelecidos nas costas sul e norte da Ilha da Madeira. Plantadas em latadas baixas que levantam a copa acima do solo para evitar doenças fúngicas e botrítis.
Solo
Vulcânico.
Clima
Oceânico com influência tropical. O inverno de 1998-99 caracterizou-se por precipitações abundantes, com temperaturas relativamente baixas. O frio foi quase inexistente durante todo o ano e as condições para a floração foram boas. De agosto a meados de setembro, as temperaturas foram favoráveis à maturação das uvas. Níveis moderados de açúcar e boa qualidade.
Colheita
Vindima manual.
Envelhecimento
Envelhecido em barricas de carvalho velho de entre 350 e 650 litros seguindo o sistema tradicional de Canteiro. Após o estágio, o vinho foi trasfegado, clarificado e filtrado antes de ser misturado e engarrafado.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

The 1999 Colheita offers up a rich bouquet of dates, figs, brown sugar, walnuts and honey. On the palate, it's medium to full-bodied, fleshy and supple, with an open-knit, layered and nicely concentrated core, lively acids and a pure, expansive finish. This is a touch less deep and racy than the 1996 rendition tasted alongside, but it is a charming and accessible Madeira and a fine example of its medium-rich style. - William Kelley