Descrição

O crémant de Limoux é o vinho espumante mais antigo do mundo. Em 1531, os monges beneditinos da abadia de Saint Hilaire descobriram o segredo das bolhas, com a segunda fermentação do vinho na garrafa. Um século mais tarde, este tipo de vinificação estava difundido em toda a França, incluindo em Champagne. Este Rosé Brut Réserve nasce do coupage de Chardonnay, Chenin, Mauzac, Pinot noir e quase dois anos de envelhecimento. As notas de morangos selvagens e a sua cremosidade efervescente são as suas principais credenciais. 

Informações de produto

O fabricante
Tipo
Espumante
Álcool
12.0% vol.
Variedade
Chardonnay, Chenin, Mauzac, Pinot noir
Origem
Crémant de Limoux

Prova

Nariz
Aromas proporcionados pela Pinot noir de frutos vermelhos (morangos selvagens), gelatina de groselha vermelha e amora.
Boca
A 'dosage' moderada manem a sensação de vivacidade e a frescura em boca. Espumante com uma agradável efervescença cremosa. A percentagem de Chardonnay confere ao conjunto finura, aromaticidade e corpo.
Temperatura de servir
Entre 6 e 8 ºC.
Combinação
Delicioso como aperitivo mas também como acompanhamento de pratos como tártaro de atum, caril de frango ou todos os tipos de sobremesas elaboradas com frutos vermelhos.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas localizadas em Limoux.
Clima
Fresco e montanhoso.
Vinificação
A base deste Cremant Rosé Brut Réserve é uma quantidade relativamente alta de Chardonnay, com uma percentagem de até 20% de Chenin, outra parte de Mauzac, variedade de uva histórica da zona de Limoux, Pinot noir e 5% de vinho tinto tranquilo. 'Dosage' de 8 gramas por litro.
Envelhecimento
É necessario um mínimo de 15 meses de envelhecimento antes do 'dégorgement'. Geralmente, a adega prolonga esta fase até dois anos.