Descrição

Les Ursulines tira o nome do antigo convento das freiras ursulinas onde a adega está atualmente localizada. Este chardonnay, enriquecido após passar pela barrica, é frutado, fresco, com uma mineralidade agradável e notas fumadas subtis

Detalhes do produto

Tipo
Branco fermentado em barrica
Colheita
2023
Álcool
12.5% vol.
Subzona
Costa de Beaune
Variedade
100% Chardonnay
Origem
Bourgogne

Prova

Vista
Cor amarela pálida com reflexos dourados.
Nariz
Aromas de frutas brancas e amarelas, flores brancas e notas leves de frutas exóticas.
Boca
Vinho equilibrado e agradável, com acidez fresca.
Temperatura de servir
Entre 9 e 12 °C.
Consumo
Até 2027, mais ou menos, se estiver em ótimas condições.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas de parcelas da Côte de Beaune – que conferem riqueza e expressividade – e algumas parcelas a sul, onde encontramos frescura e mineralidade.
Idade
Castas com uma idade média entre 25 e 45 anos.
Solo
Arcillo-calcário.
Clima
A colheita de 2023 foi marcada por um tempo meio imprevisível, então o trabalho nos vinhedos foi essencial para manter a qualidade das uvas.
Colheita
A vindima manual em caixas de 20 quilos começou no início de setembro, com um calor intenso, começando pelo Chardonnay, para evitar que amadurecesse demais.
Vinificação
Os cachos são prensados levemente durante 2 horas e a temperatura do mosto é levada a 12 °C para passar diretamente para barricas, onde é mantido em suas borras. A fermentação é longa e só foram usadas leveduras autóctones.
Envelhecimento
O envelhecimento dura 7 meses sem trasfegas para obter toda a mineralidade. 10% das barricas são novas com um ligeiro tostado. O objetivo é um impacto subtil e delicado da madeira. Depois da fermentação, metade do vinho envelhece durante 7 meses em barricas de carvalho francês, procurando notas leves de madeira e extração de toda a sua mineralidade. A outra metade é mantida em depósitos de inox com as suas borras, com o objetivo de manter a frescura.