Descrição

De Martino Vigno 2019 é um poderoso, fascinante e envolvente vinho chileno, tal como descrito pelo crítico de vinhos Luis Gutiérrez na publicação The Wine Advocate. A força aromática e a acidez refrescante da variedade Carignan está em perfeita harmonia com a pequena percentagem de Malbec, que lhe proporciona corpo e estrutura, e as elegantes notas florais e especiadas da Cinsault. Um excelente coupage para conhecer o grande potencial dos vinhos chilenos do Vale do Maule.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2019
Álcool
14.0% vol.
Subzona
Vale do Maule
Variedade
85% Carignan, 15% Malbec, Cinsault
Outros formatos disponíveis:
Origem
Valle del Maule

Prova

Vista
Brilhante com uma cor rubi intensa.
Nariz
Muito aromático e concentrado. Uma intensa carga de fruta preta e vermelha dá lugar a um perfil carnoso e herbáceo sobre notas subtis de café, canela e outras especiarias doces.
Boca
Mostra um corpo médio e uma textura aveludada. Este tinto exibe uma grande profundidade equilibrada por uma acidez refrescante. Os taninos são potentes mas polidos e o sabor residual é persistente e cativante.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.
Consumo
Óptimo até cerca de 2032 se mantido em boas condições.
Combinação
Ideal para acompanhar qualquer tipo de assado. Um emparelhamento perfeito com lombinho de pato, lombo de porco e costeleta de vitela grelhada.

Vinha e preparação

Nome
La Aguada.
Descrição
Pequena vinha localizada no Vale do Maule. Situada na cordilheira costeira, a 35 quilómetros do Oceano Pacífico. Foi plantada em 1955 e pratica a agricultura de sequeiro sem irrigação artificial. As videiras não são enxertadas e crescem sobre as suas próprias raízes. O sistema de treino é conhecido como 'gobelet'.
Idade
Cerca de 65 anos.
Solo
Tem uma profundidade acentuada e uma cor avermelhada devido à sua composição de argila e granito. É dotado das características necessárias para reter a humidade durante a fase de crescimento e, por conseguinte, a vinha não necessita de irrigação.
Clima
Mediterrâneo e temperado. A baixa altitude da cordilheira costeira nesta área permite que as brisas frescas do Oceano Pacífico cheguem à vinha e moderem as temperaturas.
Rendimento
Média de 0,5 quilos por videira.
Colheita
As uvas foram vindimadas à mão durante a primeira semana de Março de 2019.
Vinificação
As uvas são desengaçadas e colocadas em tanques para ser maceradas a frio durante cinco dias. A fermentação alcoólica é espontânea e, uma vez terminada, o vinho é deixado em contacto com as peles durante 19 dias antes de ser transferido para foudres.
Envelhecimento
Em foudres de carvalho de 5.000 litros durante 2 anos.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

The 2019 Vigno had a spectacular and ever-changing nose from the moment I uncorked it. It started with some meaty notes and slowly started developing subtle nuances of roasted coffee, milk with cinnamon and herbs. It has a vibrant palate that makes it feel light and medium-bodied even at 14% alcohol, but the very low pH (3.32) and remarkable acidity (6.38 grams of tartaric acid) clearly lift it up. This is delicious, a wine that never fails to amaze me. It matured in 2,500- and 5,000-liter oak foudres and barriques for 14 months. 11,568 bottles and 60 magnums were filled in February 2020. This is not pure Cariñena, as it comes from a field blend with 10% to 15% other grapes—Malbec, Cinsault, Carmenere and Cabernet Sauvignon—that certainly add to it.