Descrição

Um vinho nascido na mais fresca Ribera del Duero que procura recuperar os sabores de outrora através de uma bebida muito agradável dominada pela fruta. É o tinto mais jovem da adega, uma bomba de frutos pretos no nariz e na boca, descontraído, vertical e fácil de beber. Um vinho muito amigável para desfrutar em qualquer altura e acessível para qualquer bolso graças à sua excelente relação qualidade/preço.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2020
Álcool
13.5% vol.
Produção
60.000 garrafas
Subzona
Burgos
Variedade
100% Tempranillo
Origem
Ribera del Duero

Prova

Nariz
Bomba fresca de frutos pretos e vermelhos, com matizes tostados e de especiarias doces muito bem integradas.
Boca
Jovem, fresco, descontraído e fácil de beber. A adega define-o como um vinho muito vertical, com uma sensação de boca fluida e sem adstringência.
Temperatura de servir
É recomendado servi-lo a 16 ºC.
Combinação
Carnes, aves e queijos.

Vinha e preparação

Nome
Finca del Charly, La Peñuela, El Picón, La del Panadero, Sotillejo, Las Peñas, Peñas Saladas, Las de Sotillo, Porquera, Peña Lobera.
Descrição
Vinhas situadas no município de La Aguilera (Burgos), a uma altitude de 870-908 metros acima do nível do mar, uma das mais elevadas da DO.
Idade
Idade média 54 anos.
Solo
Maioritariamente argilo-calcário.
Clima
Continental.
Colheita
As uvas foram vindimadas durante a última semana de setembro de 2020. Manual com seleção rigorosa na própria vinha e em várias passagens.
Vinificação
Desengace, sem esmagamento. Fermentação com leveduras indígenas a 25 ºC em tanques de aço inoxidável (70%), barricas de carvalho abertas (15%) e cubas de carvalho de 3.000 e 4.000 quilogramas (15%). Com remontagem (mínima) e remontagem em barricas. Fermentação maloláctica em barricas usadas de 225, 400 e 500 litros.
Envelhecimento
Estágio de 7 meses em barricas usadas de 225, 400 e 500 litros de carvalho francês.
Engarrafamento
Realizou-se em abril de 2021 sem filtração, estabilização ou clarificação prévias.