Descrição

A cuvée Grand Cru emblemática da coleção RSRV. Um champagne único que traduz o melhor de um terroir (Verzenay), de uma casta (Pinot noir) e de uma colheita. É elaborado em quantidades limitadas e apenas quando a colheita é excecional, como foi o caso em 2012. Complexidade, vivacidade e riqueza num blanc de noirs cheio de tipicidade e elegância cuja colheita de 2012 obteve pela primeira vez 92+ pontos no The Wine Advocate.

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Champagne
Colheita
2012
Álcool
12.0% vol.
Variedade
100% Pinot noir
Origem
Champagne

Prova

Vista
Amarelo intenso com reflexos dourados.
Nariz
Notas de citrinos e alperce, frutos secos e pastelaria doce, com notas adicionais de baunilha e tosta.
Boca
Ataque poderoso devido à estrutura e força da Pinot noir. O paladar é equilibrado e termina com uma certa tensão.
Temperatura de servir
Entre 10 e 12 ºC.
Consumo
Ótimo até cerca de 2038 se for mantido em boas condições.
Combinação
Queijo Comté, frutos secos, carnes brancas e aves de caça.

Vinha e preparação

Descrição
A Pinot noir utilizada para elaborar este vinho provém unicamente de Vezernay, de vinhas classificadas como Grands Crus situadas a norte da montanha de Reims.
Solo
Calcário.
Clima
Continental. A vindima foi marcada por um inverno ameno, seguido de uma primavera fresca e chuvosa, que provocou uma floração tardia das videiras. O verão foi quente e soalheiro desde meados de julho até à vindima, com um clima favorável à maturação das uvas. A colheita foi de qualidade excecional, com uvas saudáveis colhidas no ponto ótimo de maturação.
Vinificação
A Pinot noir de Verzenay foi prensada na prensa histórica de Mumm, adquirida em 1843.
Envelhecimento
Um mínimo de 6 anos de estágio na adega e uma ligeira dosagem de 6 gramas por litro marcam a estrutura e a riqueza aromática deste vinho.

Avaliação dos especialistas

The Wine Advocate:

Disgorged in April 2019, the 2012 Brut Blanc de Noirs RSRV Cuvée Réservée is showing very well, unwinding in the glass with notes of crisp yellow apples, citrus oil, warm brioche and hints of pine needles. Medium to full-bodied, racy and concentrated, it's deep and tightly wound, with real structure and cut that should guarantee its graceful evolution in the cellar. This Verzenay cuvée is one of the highlights of the Mumm portfolio.

Revue du Vin de France:

Dans le millésime 2012, le blanc de noirs est vineux, puissant, mais trouve son équilibre en finale.