Descrição

Maravilhoso riesling seco, potente, estruturado, expressivo e extremamente fresco. Com sete anos em garrafa, esta delícia mostra o grande potencial da uva rainha alemã quando se permite evoluir. O seu nome Pechstein significa literalmente «pedra de alcatrão», em alusão às rochas de basalto negro que compõem o solo onde emergem as suas vinhas de origem. Este terroir singular, um dos melhores de Pfalz, comparável a um Grand Cru, e o seu envelhecimento sobre borras durante um ano conferem à Riesling uma mineralidade distinta e picante. Para abrir em ocasiões especiais.

Detalhes do produto

Tipo
Branco
Colheita
2017
Álcool
12.5% vol.
Variedade
100% Riesling
Outros formatos disponíveis:
Origem
Pfalz

Prova

Nariz
Intenso, expressivo e memorável, dominado por aromas cítricos (limão), pêssego e pêra com matizes minerais.
Boca
Um perfil clássico do Pfalz, potente, corpulento, com excelente maturação, estrutura mineral e uma acidez brilhante e refrescante.
Temperatura de servir
Entre 7 e 10 °C.
Combinação
Ideal para acompanhar peixes ou mariscos cozidos no vapor, fervidos ou grelhados, marinados, em ceviche ou crus. Também harmoniza bem com pratos elaborados com molhos de vinho branco ou manteiga; queijos de cabra; pratos orientais muito apimentados ou condimentados com ervas frescas ou frutas.

Vinha e preparação

Nome
Forster Pechstein.
Descrição
As aldeias de Forst e Wachenheim estão localizadas no centro da apreciada região de Mittelhaardt, no Palatinado, que historicamente tem sido a fonte dos melhores vinhos da região. Forster Pechstein é uma das suas vinhas de maior qualidade há séculos. De agricultura sustentável, é designada como Große Lage, de acordo com a classificação real bávara de 1828, uma categoria comparável à francesa Grand Cru.
Solo
Composto por marga arenosa meteorizada e basalto preto.
Clima
Na região do Palatinado, uma primavera muito quente deu início a um período vegetativo precoce. As geadas de abril retardaram o crescimento dos rebentos e dificultaram a treliça. O verão quente e húmido favoreceu o rápido desenvolvimento dos frutos, mas também da botrite. No entanto, graças a um trabalho exaustivo na vinha, a equipa da Villa Wolf conseguiu uma vindima limpa e saudável.
Colheita
Vindima manual realizada no mês de setembro.
Vinificação
Fermentação com leveduras autóctones em aço inoxidável.
Envelhecimento
Estágio sobre borras durante 12 meses.
Engarrafamento
Realiza-se após uma ligeira filtração do vinho, que, no entanto, não foi clarificado.