Imagens da Sandeman
Localização e outros dados de interesse
Sandeman
Largo Miguel Bombarda 3
4430-175 Vila Nova de Gaia
Portugal
Ano de fundação
1790
Todos os que visitam o Porto devem passear pela Ribeira do Douro e atravessar a ponte Luís I, passando para Vila Nova de Gaia, onde, além de tirar fotos, é necessário visitar a adega e fazer uma degustação de vinhos do Porto.
A Sandeman é já lendária na elaboração de vinhos fortificados. O «Don», a clássica e misteriosa figura com densidade de estudante português e chapéu espanhol, é uma referência internacional, tal como as suas especialidades: vinhos do Porto aromáticos e elegantes, vinhos de Jerez doces e sofisticados, sem esquecer o brandy de Jerez ou os vinhos da Madeira.
Em 1790, George Sandeman pediu um empréstimo de 300 libras ao seu pai para poder estabelecer o seu empreendimento vinícola em Londres com nada mais do que contratos assinados com a palavra de um cavalheiro. Numa época em que o vinho era transportado em barris não identificados e não em garrafas, Sandeman foi pioneiro em marcá-los para garantir a qualidade e a origem do vinho com as suas iniciais GSC (George Sandeman & Co).
Aos poucos, e em meio a um clima de instabilidade bélica, Sandeman foi adquirindo reputação, armazéns e vinhas em Vila Nova de Gaia e em Jerez de la Frontera, onde até hoje continuam a elaborar, armazenar e realizar degustações de seus vinhos. Quer seja um apreciador de vinho fortificado ou não tenha conhecimentos nesta arte, visitá-los é uma experiência fantástica para iniciar ou expandir os seus conhecimentos.
O segredo desta lendária casa reside no facto de ter permanecido sempre na família, e hoje é a sétima geração, sob a direção do também chamado George Sandeman, que continua à frente dos negócios.
Apesar de terem passado mais de dois séculos, os valores que deram início a este empreendimento continuam presentes nas paredes e no ADN da adega, mas sempre se adaptando aos novos tempos e preparados para os que estão por vir.
Bodeboca.com © 2026 - Todos os direitos reservados