Descrição

Jon Zubeldia e a sua equipa usam a incrível Hondarrabi zuri do vale de Ayala para mostrar a sua nova versão do Malkoa, um txakoli de edição limitada com um toque atlântico. É um branco complexo, com notas aromáticas balsâmicas e de toranja e um final longo, potente, fresco e estruturado

Informações de produto

A adega
Tipo
Branco
Colheita
2018
Álcool
12.5% vol.
Variedade
100% Hondarrabi zuri
Origem
Txakoli de Álava

Prova

Nariz
Grande complexidade, com aromas especiados e balsâmicos, com notas dominantes cítricas (toranja) e ervas aromáticas frescas.
Boca
Vinho com um caráter atlântico bem marcado, muito longo, fresco, potente e estruturado, podendo envelhecer muitos anos em garrafa.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 9 e 12 ºC e em copos amplos.
Combinação
Ideal com frutos do mar crus (ouriços, ostras, tártaro de atum, caviar), pouco cozidos (percebes, vieiras, camarões vermelhos, camarões vermelhos grandes) e grelhados (rodaballo, rei, dourada, cogote de bacalhau, polvo).

Vinha e preparação

Descrição
Vinhedo próprio de uma única parcela cultivada de acordo com uma viticultura de produção integrada e respeitosa com o meio ambiente.
Idade
Plantado em 1996.
Solo
Arcillo-calcário.
Clima
Atlântico com forte influência do microclima do vale de Ayala.
Colheita
Vindima manual em pequenas caixas.
Vinificação
Elaborado com uvas bem maduras. Depois de vinificado, o txakoli ficou 20 meses em depósito ovoide de betão, onde as suas leveduras se movimentavam espontaneamente dentro de um espaço sem arestas e com a ajuda da oscilação térmica diária entre o dia e a noite. Durante esse tempo, o vinho se autoestabilizou, ganhando volume em boca, integrando os demais componentes e passando depois para a garrafa com um estágio que completa seu afinamento.

Avaliação dos peritos

Decanter:

A citrus profile with zesty grapefruit and bright herbal aromas. After 20 months in concrete eggs, the palate is wonderfully structured and intense with a refreshing petrichor character. In perfect condition to drink now but will develop even further. From a single vineyard on the chalky slopes of the Ayala valley near Okondo, southwest of Bilbao, this is a serious interpretation of Hondarrabi Zuri (and seriously good).