Descrição

A Izkiriota é uma variedade branca também conhecida como Gros manseng, cuja origem se encontra na Gasconha, no sudoeste da França. A partir das uvas douradas de Izkiriota que a adega conseguiu colher após um outono excepcionalmente ensolarado, a Astobiza consegue elaborar este branco doce de caráter atlântico excepcional. Um txakoli de vindima tardia que se destaca pelos seus aromas cítricos e notas melosas. A surpresa surge em boca, com uma textura envolvente, mas nada enjoativa, com equilíbrio e excelente acidez. Apresentado em formato de 37,5 cl

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Branco doce
Colheita
2022
Álcool
12.0% vol.
Variedade
100% Izkiriota
Origem
Txakoli de Álava

Prova

Nariz
Apresenta aromas cítricos e melosos nítidos e intensos.
Boca
Equilíbrio perfeito em boca e um final longo repleto de aromas e sensações evocativas da sua região de origem. Vinho que consegue equilibrar a acidez própria do txakoli com a doçura agradável das uvas vindimadas tardiamente.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 6 e 8 ºC.
Consumo
Ideal para consumo imediato ou nos próximos 15 anos.
Combinação
É ideal para combinar com produtos potentes, com personalidade própria: presunto ibérico de bolota, foie micuit ou queijos de cabra. Combina bem com sobremesas e gelados.

Vinha e preparação

Nome
Finca Okendo Txakolina.
Descrição
Seleção de vinhas de uma microparcela da propriedade localizada na zona mais meridional da província de Álava, muito próxima do mar Cantábrico e situada no vale do rio Izalde, na sua encosta virada para o meio-dia.
Idade
A vinha foi plantada entre os anos de 1996 e 2004.
Solo
O solo cultivável tem origem em rochas calcárias do Cretáceo, com textura argilosa e grande profundidade.
Clima
Atlântico com influência continental. Apenas os outonos excepcionalmente ensolarados permitem a maturação e a vindima da parcela que dá origem a este vinho.
Colheita
Vindima tardia apenas dois grãos mais intensamente dourados, realizada manualmente.
Vinificação
Segunda seleção na mesa já na adega, desengace, maceração a frio antes da prensagem suave e fermentação a temperatura controlada. Possui 90 gramas de açúcar residual por litro.
Envelhecimento
Estágio com borras em barricas de carvalho francês.
Engarrafamento
Após os respetivos processos de inertização, estabilização e microfiltragem.