Descrição

Bercial Ladera Los Cantos é o resultado de um trabalho meticuloso para obter um produto de alta expressão. Um vinho sério que nos proporciona uma visão diferente da casta Bobal, com mais potência e presença de notas cremosas de carvalho. Ideal para acompanhar pratos de arroz e carnes intensas.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2022
Álcool
14.0% vol.
Variedade
65% Bobal, 35% Cabernet sauvignon
Origem
Utiel - Requena
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Vista
Cor vermelho cereja com rebordo rubi.
Nariz
Aromas delicados, fresco e elegante, com um caráter mineral acentuado e notas finas de torrado. Notas de cacau e fruta madura sobre um fundo de vegetação rasteira. Complexo e expressivo.
Boca
Gordo, redondo e de corpo médio. No retronasal reaparecem os finos aromas tostados sobre a fruta vermelha. Taninos sedosos dentro de uma estrutura leve, mas com grande persistência e elegância.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.
Combinação
Assados e guisados de carnes vermelhas, caça grossa e queijos curados. Gazpacho manchego, pratos de arroz caldosos e secos preparados com lenha de sarmentos.

Vinha e preparação

Nome
La Ladera y Los Cantos de Fuenteseca
Descrição
Vinhas plantadas a uma altitude de 900 metros acima do nível do mar, onde se trabalha de forma equilibrada, respeitosa e sustentável. Os solos de cultivo assumem um papel de destaque, pois são muito ativos, com boas condições biológicas que facilitam uma rápida assimilação da matéria orgânica reincorporada, o que permite obter deles toda a sua expressão.
Idade
Cerca de 60 anos para a casta Bobal e 40 anos para a casta Cabernet sauvignon.
Solo
Em encosta, bem arejados e com elevada capacidade de troca catiónica. Grande quantidade de pedras na superfície.
Clima
Mediterrâneo com influência continental.
Colheita
Vindima selecionada.
Vinificação
Seleção manual dos cachos à entrada da adega. Elaboração longa e peculiar com fases de maceração pré-fermentativa a frio, longa fermentação alcoólica a temperatura controlada e maceração pós-fermentativa com as peles. Após esta etapa, o vinho realiza a fermentação malolática em barricas de carvalho francês de primeiro uso.
Envelhecimento
Estágio de 18 meses em barricas de carvalho francês de primeiro uso e posterior estágio de mais 10 meses em garrafa