Descrição

O Rosé 2005 levou o seu tempo para amadurecer com paciência: o sol que caracteriza esta colheita confere-lhe uma estrutura angular e fortificada que requer anos para se arredondar e desenvolver plenamente. Após mais de 10 anos em barricas e a humildade de ter deixado a sua colheita mais jovem, 2006, chegar ao mercado antes dele, este vinho não desilude. Intenso e potente, com um futuro muito promissor.

Informações de produto

Tipo
Champagne
Colheita
2005
Álcool
12.0% vol.
Variedade
70% Pinot noir, 30% Chardonnay
Origem
Champagne

Prova

Vista
Delicado tom rosé perolado. Efervescência fina e dinâmica.
Nariz
O aroma anuncia desde o início a sua grande riqueza e potência, com notas de kirch e cereja muito madura, ameixa carnuda, romã e mirtilo. Uma cornucópia de frutas maduras que nos transporta para um universo repleto de doçura. As notas de brioche e manteiga fresca combinam perfeitamente com o espírito da colheita.
Boca
Sabores subtis de toranja cristalizada e frutos silvestres torrados. Este vinho, guloso e descontraído, é fácil de beber. É potente, com grande amplitude. O paladar é preenchido por uma textura ampla e uma excelente persistência aromática.
Temperatura de servir
Entre 6 e 8 ºC.
Consumo
Até aproximadamente 2030, se mantido em condições ideais.

Vinha e preparação

Descrição
Seleção de 12 Grands e Premiers Crus: Ay, Ambonnay, Louvois, Tauxières, Ludes, Cumières, Verzy, Villers Marmery, Vertus, Avize, Oger, Trépail, Les Riceys e La Montagne de Reims para os vinhos tintos.
Clima
Continental. Em todas as regiões da França, o balanço das vindimas de 2005 foi superlativo: «Uma colheita excecional». 2005 proporcionou um cenário especialmente favorável para champagne: um inverno fresco e seco, uma onda de calor precoce em junho que favoreceu a floração das vinhas, precipitações razoáveis durante o verão e, por fim, o regresso de fortes calorões no início de setembro.
Colheita
Vindima manual. As primeiras colheitas foram realizadas a 9 de setembro de 2005. A colheita decorreu num clima fresco, seco e ensolarado. O frescor noturno favoreceu a acumulação de açúcares nas uvas. Graças ao calor e à chuva, os cachos atingiram um peso acima da média e uma grande riqueza em açúcares, em torno de 10% do volume de álcool potencial. Foram boas notícias, acompanhadas por um excelente nível de acidez, que confere a esta colheita um equilíbrio e um potencial de envelhecimento muito promissores. As primeiras degustações revelam chardonnays particularmente excecionais e pinot noirs subtis e aromáticos.
Vinificação
Lote em depósitos de inox de Pinot noir e Chardonnay, ao qual é adicionado 10% de vinhos tintos.
Envelhecimento
Estágio de mais de 10 anos sobre borras. Dosagem de 10 gramas de açúcar por litro.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

This bottle of the 2005 Brut Rosé was disgorged in 2017 with ten grams per liter dosage. It's a lovely wine that offers up complex notes of red apple, mandarin, white cherries, brioche and nutmeg. On the palate, it's medium to full-bodied, pure and vibrant, with a fleshy core of fruit, brisk acids, a refined mousse and lovely chalky grip on the finish. This is a serious, vinous rosé that numbers among the challenging 2005 vintage's successes. - william Kelley.

Decanter:

For the first time in the maison’s history, the vintage release was switched, with 2006 released before 2005 which was considered austere and closed. Now the 2005 has turned into an impressively gastronomic style, with red berry fruit and amazing depth and concentration. Richness gives an oak impression but it is 100% stainless steel. Made from 60% Pinot Noir and 40% Chardonnay, with 8% of red wine. Still compact, but with time it will flourish even more.

La Revue du vin de France:

Ferme, tendu et fruité, le rosé 2005 montre un bouche sérieuse et imposera sa finale délicatement tannique à table.